Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Jovens de bairro do Porto envolvidos em espetáculo no Rivoli

O Teatro Municipal Rivoli, do Porto, recebe no domingo o espetáculo 'Oupa!', que conjuga rap, vídeo e performance, juntando vários jovens do bairro do Cerco, naquela cidade, a artistas como a 'rapper' Capicua, o músico André Tentugal e o videasta Vasco Mendes.

Jovens de bairro do Porto envolvidos em espetáculo no Rivoli
Notícias ao Minuto

11:38 - 02/07/15 por Lusa

Cultura Teatro

'Oupa!' é um projeto do pelouro da cultura da Câmara Municipal do Porto integrado no programa Cultura em Expansão - desenhado para zonas socialmente fragilizadas da cidade, segundo informam os promotores do evento - e nasceu de uma residência artística de quatro meses com jovens do Bairro do Cerco.

Este ato performativo multidisciplinar é fruto de "um processo de empoderamento que pretende estimular o espírito DIY [do it yourself, faça você mesmo] e reforçar a identidade cultural e a autoestima dos jovens da zona Oriental do Porto através da palavra e da música", pode ler-se num texto de promoção deste evento cultural coordenado pela psicóloga Gisela Borges.

Para além dos jovens que no domingo sobem ao palco do Rivoli, o "Oupa! conta igualmente com várias participações especiais, como as de Jorge Saraiva, Ricardo Lopes, Raquel Pompilio, Pedro Gomes, Elton Pinto, Ruben Almeida e dos 'b-boys' João Ramos, Tiago Fonseca, Eduardo Amorim, Telmo Silvério e Gabriel Silvério.

O espetáculo é de entrada gratuita e terá lugar pelas 17:00, com uma duração aproximada de 90 minutos, sendo apresentado também um documentário sobre este projeto, de forma a "revelar todo o caminho do [bairro do] Cerco até ao grande palco", anuncia ainda a organização.

O projeto Cultura em Expansão, que tem como parceiro a Fundação Manuel António da Mota (Mota-Engil), vai na sua segunda edição e decorre nos seguintes bairros e zonas da cidade: Aldoar, Bonfim, Bouça, Cerco, Ilha da Bela Vista, Pasteleira e São Vítor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório