Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Douro será palco de novo festival literário

O Douro acolhe entre 07 e 10 de maio um novo festival literário, o Encontradouro, que decorrerá na vila de Sabrosa e cuja primeira edição homenageará um homem da terra, o escritor Miguel Torga.

Douro será palco de novo festival literário
Notícias ao Minuto

09:25 - 16/04/15 por Lusa

Cultura Saborosa

É mais uma iniciativa de Francisco Guedes - organizador de eventos literários já consagrados, como as Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, e Literatura em Viagem (LeV), em Matosinhos -, que decidiu desta vez, com a Câmara de Sabrosa, de onde é originária a família de Torga, dar a conhecer a região a um público diversificado.

"A ideia é atrair as pessoas, cruzando com a literatura outras artes como o cinema, a música e a pintura e também a ciência, porque a cultura não é só literatura", disse hoje à agência Lusa Francisco Guedes.

O Espaço Miguel Torga acolherá grande parte do programa do encontro, que, apesar de não estar ainda fechado, tem já muitos nomes confirmados, indicou o organizador, acrescentando que "poderá haver surpresas".

Entre os autores participantes neste 1.º Encontradouro, estão o francês Olivier Rolin, o uruguaio Mario Delgado Aparaín, o espanhol José Manuel Fajardo, os portugueses Eduardo Lourenço, Afonso Cruz, Valter Hugo Mãe, Jorge Sousa Braga, Maria Manuel Viana, Julieta Monginho, Fernando Pinto do Amaral, Ana Margarida de Carvalho e J.P. Simões, o cabo-verdiano Germano Almeida e a angolana Ana Paula Tavares.

Ao longo de quatro dias, Sabrosa será palco de debates com escritores, que visitarão também escolas do concelho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), lançamentos de livros, concertos, exposições e sessões de cinema.

O Encontradouro arranca no dia 07 de maio, no Espaço Miguel Torga, com as boas-vindas do presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, José Marques, a que se seguirão a abertura da feira do livro e a inauguração da exposição "Planisférios Imaginários", de Pedro Campelo.

Depois, será a vez de uma conversa do pensador Eduardo Lourenço com o diretor do Jornal de Letras, José Carlos Vasconcelos, sobre a vida e a obra de Miguel Torga, pseudónimo literário de Adolfo Correia da Rocha, nascido em 1907 em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, e falecido em Coimbra, em 1995.

Até 10 de maio, os autores convidados debaterão em cinco mesas-redondas os temas "A Literatura é a memória escrita", "Todo o livro é uma peregrinação interior", "Se há alguma função na escrita, é a de desordenar", "A Viagem: contributo para o conhecimento do Homem" e "Literatura, Gente e Bichos".

Haverá ainda lugar, na manhã de dia 09, para uma conferência de Isabel Morán Cabanas, professora da Universidade de Santiago de Compostela, intitulada "Apelo de Miguel Torga para a História de Portugal e de Trás-os-Montes sob a voz de Trovador e Messias", e logo em seguida, para uma breve homenagem ao escritor e jornalista angolano Carlos Ervedosa, com o lançamento do seu livro "Roteiro da Literatura Angolana", a cargo do professor da Universidade de Évora Francisco Soares.

Completam a programação, no dia 07, a projeção do documentário "Os Caminhos de Jorge", de Miguel Moraes Cabral, uma obra que integrou a competição do festival DocLisboa'13, no dia 08, um concerto acústico do músico e compositor J.P. Simões, no auditório municipal, e, no dia 09, a apresentação do projeto Mátria, interpretado pelo coro Mezza Voce e pelo Ensemble Mistério da Cultura (piano, clarinete e voz), com música da autoria de Fernando C. Lapa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório