Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

'Lisboa Comedy Club' já é espaço pioneiro da comédia

O primeiro clube dedicado à comédia em Lisboa abriu há cerca de um mês e pretende trazer à capital grandes nomes do espetáculo internacional e ser uma plataforma de lançamento para novos artistas.

'Lisboa Comedy Club' já é espaço pioneiro da comédia
Notícias ao Minuto

13:07 - 01/02/15 por Lusa

Cultura Capital

Localizado na Avenida Duque de Loulé, no centro da capital, o Lisboa Comedy Club conta com dois espaços de espetáculo - o palco Laura Alves, no primeiro piso, e o palco Herman José, no piso subterrâneo - bem como serviço de bar e restaurante.

O responsável pelo clube, Pedro Leite, explicou à Lusa o conceito do espaço.

"Não tenho recordação que haja um clube de comédia em Lisboa. Aqui podemos jantar, ver o espetáculo, e ainda continuar a ouvir música, beber um copo e estar com os amigos a falar", referiu.

Pedro Leite afirmou também que o clube pretende funcionar como uma "extensão do teatro Villaret".

"Vamos participar em tudo o que venha de bom do Villaret, podemos encaminhar as pessoas de um espaço para o outro, porque a distância que os separa são 500 metros", acrescentou.

Na sua programação, o espaço conta com espetáculos de comédia, 'workshops', espetáculos infantis e noites de microfone aberto, onde qualquer um pode testar a sua capacidade de fazer rir os outros.

Um dos artistas que costuma ser presença assídua no Lisboa Comedy Club é Hugo Rosa, comediante há cinco anos, que disse à Lusa que espera que este clube seja o primeiro de muitos do género em Portugal.

"Nós temos elevadas expectativas para este sítio porque é o primeiro 'comedy club' [de Lisboa] e estamos a contar que abra portas para haver mais apostas na comédia", afirmou.

Também Rafael Aragão Rodrigues atua no Lisboa Comedy Club nas noites de microfone aberto.

Comediante há cerca de dois anos, disse que são necessários "espaços para atuar, para ganhar aquela 'estaleca', porque uma pessoa não escreve e não vai para cima do palco e é logo bom, precisa de se ir descobrindo como comediante, e este espaço é bom nesse aspeto porque faz-nos mexer bastante".

Por seu turno, David Cristina, que é mestre-de-cerimónias em algumas noites do género, explicou que a sua função "é apresentar o espetáculo, tentar aquecer o público, e preparar o caminho para os comediantes que vão fazer mesmo os 'set's' bem arrumadinhos, com as suas piadinhas e os seus textos", considerando que os comediantes "esperam que [este espaço] seja a rampa de lançamento para o 'stand-up' [comedy] em Lisboa e em Portugal".

Quanto ao futuro, o responsável pelo clube de comédia, Pedro Leite, adiantou que pretende levar o conceito a outros pontos do país, nomeadamente o Porto e o Algarve, e colocar o clube na rota dos grandes espetáculos.

"Em princípio vamos fazer, ainda este ano, um festival internacional de comédia, no qual vamos participar como coprodutores", revelou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório