Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Joana Vasconcelos apadrinha execução de renda de bilros

A artista plástica Joana Vasconcelos será a madrinha de um projeto da Câmara de Vila de Conde que pretende executar uma renda de bilros gigante que deverá ser a maior peça do género em todo o mundo.

Joana Vasconcelos apadrinha execução de renda de bilros
Notícias ao Minuto

22:36 - 28/11/14 por Lusa

Cultura Vila do Conde

Os contornos do desafio foram hoje apresentados nos Paços do Concelho de Vila do Conde, onde mais de 70 rendilheiras marcaram presença e ficaram a saber que a peça será apresentada junto à nau quinhentista ancorada na cidade, pretendendo-se que envolva parte do casco.

Joana Vasconcelos não terá uma participação direta no projeto, mas estará em Vila do Conde, em agosto de 2015, para apresentação pública da renda de bilros gigantes.

"A Joana será madrinha, pois sabemos da sua importância a nível mundial e do facto das características dos seus trabalhos também de peças serem gigantes. É uma figura emblemática da nossa cultura e a sua presença vai certamente incentivar-nos", partilhou Elisa Ferraz, presidente da Câmara de Vila do Conde.

A participação neste projeto está aberta a rendilheiras de Vila do Conde e não só, sendo pedido que cada uma delas contribua com uma ou mais peças de 30x30 centímetros, para que depois se unam num painel gigante.

"A única imposição são os 30 cm e número da linha (20). De resto, tudo será livre. A cor, o desenho, o tipo de pontos, será ao gosto dos participantes. A ideia é que o trabalho seja muito heterógeno", disse a autarca, completando.

"Já pedi às rendilheiras para desmultiplicarem a sua rede de contactos para que venham rendas de todo o pais e do mundo. Quantos mais contributos melhor. Já sei que há peças que já estão prontas para serem entregues".

Questionada se o trabalho final será alvo de uma candidatura ao conhecido record do Guiness, Elisa Ferraz confessou que "o projeto não foi pensado com esse objetivo, mas sim para partilhar este ex-libris de Vila do Conde com o país e com o mundo".

A presidente da Câmara Municipal garantiu que depois do trabalho ser exposto na nau quinhentista será "guardado num local resguardado mas visível a todos, contendo uma placa com o nome de todas as rendilheiras que participaram no projeto".

A recolha dos trabalhos acontecerá até dia 31 de maio de 2015, para após esse período as pequenas peças possam ser unidas no painel gigante, que será apresentado a 2 de agosto, no Dia da Rendilheira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório