Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Cristo das Trincheiras" integra exposição no Santuário de Fátima

O "Cristo das Trincheiras", considerada uma das peças "emblemáticas da participação portuguesa" na I Guerra Mundial, vai estar patente numa exposição a inaugurar no dia 29 no Santuário de Fátima, anunciou hoje a instituição.

"Cristo das Trincheiras" integra exposição no Santuário de Fátima
Notícias ao Minuto

20:05 - 10/11/14 por Lusa

Cultura Instituição

"O protocolo que possibilitará a presença em Fátima do 'Cristo das Trincheiras', exposto desde 1958 na Sala do Capítulo do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, junto ao Túmulo do Soldado Desconhecido [e de onde vai sair pela primeira vez], foi assinado na passada sexta-feira" pelo reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, e o presidente da Liga dos Combatentes, Joaquim Chito Rodrigues, informa uma nota de imprensa do templo.

Segundo o santuário, a exposição temporária, denominada "Neste vale de Lágrimas", tem "como dois principais propósitos a evocação da aparição de agosto de 1917 e o período da Primeira Grande Guerra Mundial [1914-1918]".

"Foi uma aparição muito 'sui generis', uma vez que quando os videntes se preparavam para vir para a Cova da Iria, para terem essa experiência com a Virgem Maria, foram levados para Vila Nova de Ourém, e isso pode ser a imagem do debate ideológico que ao tempo das aparições acontecia em Portugal no tempo da República, mas sem esquecer que o mundo vivia um contexto ao nível global que era o da Primeira Grande Guerra", refere o comissário da exposição, Marco Daniel Duarte, citado na mesma nota de imprensa.

O também diretor do Museu do Santuário explica que a "exposição fará eco desses dois braços de um rio que confluía em Portugal, que é a questão da Primeira República e da dificuldade em fazer caminho no âmbito da fé, e, por outro lado, desse contexto terrível que era o da Primeira Grande Guerra".

A exposição, que vai ficar patente na zona da Reconciliação da Basílica da Santíssima Trindade, inclui uma escultura de Clara Menéres, de 1973, além de outras peças, quer do acervo do santuário, de particulares ou de outros museus.

"Trata-se de uma obra que faz eco de um poema de Fernando Pessoa, intitulada 'Jaz morto e arrefece o menino de sua Mãe', uma peça de um soldado e que alude à Guerra Colonial, e, neste aspeto, uma peça também muito ligada ao imaginário de Fátima, pelas dores e alegrias que aqui foram depositadas pelas mães dos soldados, pelas noivas dos soldados", afirma o comissário.

Contudo, a peça-chave é o "Cristo das Trincheiras", propriedade da Liga dos Combatentes, que "veio de França, que está mutilada e que é a imagem mais clara daquilo que pode ser o contexto cristão em tempo de guerra", considera Marco Daniel Duarte.

De acordo com o comissário, a evocação da I Guerra Mundial pretende, acima de tudo, sublinhar a premência da paz no mundo.

"Na última parte da exposição, o visitante vai poder entender como é que a mensagem de Fátima entronca nestes cenários e qual é a resposta que a Virgem Maria aqui pede para se alcançar a paz, é a oração", acrescenta Marco Daniel Duarte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório