Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Sara Bichão com exposição individual em Nova Iorque

A artista plástica Sara Bichão tem uma exposição individual, intitulada "Somebody's Address", em exibição na galeria Rooster, em Nova Iorque, até 12 de outubro.

Sara Bichão com exposição individual em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

20:17 - 18/09/14 por Lusa

Cultura Artistas

"O título da exposição refere-se ao processo de descoberta e como cada um de nós se pode identificar com uma peça de arte, algo que tenho reparado quando as pessoas são confrontadas com a minha prática", explicou a artista à agência Lusa.

Em comunicado, a galeria Rooster disse que esta exposição, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, "é uma viagem ao estado interno da artista, que procura a fisicalidade para se expressar no mundo" e que o visitante "se consegue reconhecer nos trabalhos, apesar do universo pessoal desenvolvido pela artista que abandona qualquer lógica prevalente."

As peças expostas são construções feitas com materiais industriais, aos quais a pintura, com várias cores e linhas, confere um simbolismo geométrico. Apesar de trabalhar com materiais e formas, Sara Bichão considera-se, sobretudo, uma pintora.

Em 2012, quando vivia em Nova Iorque e teve a sua primeira exposição individual na cidade, ao contrário dos objetos frágeis que hoje são o suporte da sua pintura, a artista usava blocos de cimento

"Fundamentalmente, não acredito que a minha expressão tenha mudado significativamente. Cores e linhas continuam a ser os meus eixos principais. Como a minha pratica se desenvolve é uma questão difícil de responder, mas sei que continuo a ser influenciada pela natureza e que manter relevância na sociedade é essencial para mim", disse a artista.

Aos 26 anos, Sara Bichão reconhece que a sua idade a coloca numa categoria de jovens talentos, mas prefere posicionar-se num "grupo de artistas para quem a poesia (como resultado de intuição) é a forma mais pertinente de expressão, não a conceptualização."

Sara Bichão nasceu em Lisboa, onde atualmente reside. Em 2011, terminou o seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Lisboa.

Em 2008 foi vencedora do primeiro prémio BPI - FBAUL de pintura e em 2009 ganhou uma Menção Honrosa no prémio Fidelidade Mundial Jovens Pintores.

Em 2012, completou uma residência artística na prestigiada Residency Unlimited, em Nova Iorque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório