Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Recital de canto e piano celebra centenário de Artur Santos

O centenário do nascimento do compositor Artur Santos, falecido em 1987, é celebrado na sexta-feira em Vila Viçosa com recital pela soprano Ana Paula Russo, acompanhada ao piano por João Bom de Sousa, informou a Fundação da Casa de Bragança.

Recital de canto e piano celebra centenário de Artur Santos
Notícias ao Minuto

20:30 - 21/08/14 por Lusa

Cultura Eventos

O recital às 18:00, na Igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa, é constituído por várias canções populares portuguesas harmonizadas por Artur Santos, e a sua Sonata em mi menor, que foi Prémio de Composição, em 1937.

Artur Álvaro dos Santos Correia de Sousa foi docente no Conservatório Nacional de Lisboa. A sua carreira profissional desenvolveu-se no âmbito da música erudita como pianista, compositor e professor e, no da música tradicional, como etnomusicólogo.

Artur Santos concluiu os cursos superiores de Piano e de Composição com 20 valores, em 1935 e 1936, respetivamente, e recebeu Prémios de Composição em 1935, 1937 e 1944.

Na década de 1940 abandonou a composição musical, para se dedicar à etnomusicologia, carreira à qual pôs fim na década de 1960.

Artur Santos idealizou a criação de um arquivo de Música Tradicional Portuguesa e de uma escola de etnomusicologia.

Como compositor viu apenas publicadas doze canções para canto e piano na coletânea "Canções Populares Portuguesas", publicada pela Emissora Nacional.

Entre as suas composições, além da Sonata em mi menor, que será executada em Vila Viçosa, compôs Rondó para Piano, Rondó (em estilo clássico) para Orquestra Sinfónica, com o qual venceu o Prémio de Composição em 1936, a Suite Antiga para Orquestra e Oito Canções Populares Portuguesas para Soprano e Orquestra Sinfónica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório