Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Vozes ao Minuto

Vozes ao Minuto

Vozes com opinião. Todos os dias.

"Talvez seja cedo para classificar 'quiet quitting' como algo negativo"

'Quiet quitting' é o assunto do momento e para entender melhor o que significa e o impacto que tem, falámos com Filipa Sobral, professora auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

"Talvez seja cedo para classificar 'quiet quitting' como algo negativo"
Notícias ao Minuto

12/10/22 por Margarida Ribeiro

Lifestyle Entrevista

Ao longo dos anos, a forma como se encara o trabalho tem vindo a mudar, o que leva ao nascimento de fenómenos como o 'quiet quitting'. Como é muito importante saber o que significa este conceito e as suas consequências, falámos com Filipa Sobral, professora auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. 

Ao Lifestyle ao Minuto, a professora explica que a "primeira onda de mudança", aconteceu quando os 'millenials' começaram a entrar no mercado de trabalho e a questionar determinadas ideias. Por exemplo, no geral, esta geração não acredita que um trabalho seja para toda a vida - até porque a evolução do mercado de trabalho assim o determinou.

Graças a estes e outros fatores surgiu o fenómeno 'quiet quitting' que, segundo Filipa Sobral, é "mais do que um conceito", aliás pode até "ser o nascer de uma nova atitude face ao trabalho"

Além disto, para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, a professora reflete sobre a importância de falar sobre saúde mental no trabalho, reforçando que "as empresas têm de ativamente prevenir a deterioração da saúde mental dos seus trabalhadores". O trabalhador cinge-se a realizar apenas e só as tarefas que estão definidas na sua função, não assumindo responsabilidades para lá do seu papel

Como surgiu o conceito 'quiet quitting'? E o que significa? 

O conceito de 'quiet quitting' surge num contexto muito particular resultante de dois anos de pandemia, de confinamentos e de teletrabalho, aliado à chegada de novas gerações ao mercado, para quem o trabalho deixou de ser, como o foi para gerações anteriores, o centro da sua vida. Mais do que um conceito, o 'quiet quitting' pode ser o nascer de uma nova atitude face ao trabalho, com a qual as empresas têm de aprender a lidar, ajustando expectativas e alterando, elas próprias, aquilo que julgam ser o ideal da relação de trabalho que estabelecem com os seus trabalhadores.

Não há ainda uma definição académica e estabilizada de 'quiet quitting', mas os testemunhos que são partilhados e as análises e comentários a respeito deste fenómeno apontam para um comportamento em que o trabalhador se cinge a realizar apenas e só as tarefas que estão definidas na sua função, não assumindo responsabilidades para lá do seu papel, não fazendo horas extra e não estando disponível para participar em iniciativas/atividades para lá do seu horário ou função.

Pode ser prejudicial? Para quem? Para os trabalhadores ou para os empregadores?

Talvez seja cedo para classificar o 'quiet quitting' como algo negativo ou positivo na relação entre empresas e trabalhadores. Penso que é preciso pôr num dos pratos da balança aquilo que até aqui seria assumido como 'normal', ou seja, ter uma cultura organizacional onde se valoriza aquele que é o último a sair da empresa, que realiza um número de horas extra que põe em causa a sua capacidade de ter uma vida pessoal equilibrada e saudável, que assume continuamente responsabilidades para lá da sua função, mesmo não existindo um retorno; e colocar no outro prato, uma nova atitude, onde o indivíduo e as suas necessidades são cada vez mais reconhecidas e respeitadas pelas empresas, onde a saúde mental assume um papel fundamental na gestão das pessoas e onde se reconhece que a médio/ longo prazo, este é o caminho que garantirá um maior desempenho, compromisso e motivação por parte dos trabalhadores, mesmo que esse compromisso e dedicação aconteçam apenas das 9h00 às 18h00 e de segunda a sexta-feira.

Não é por acaso que este conceito surge quando outras discussões estão a ser feitas, como a adoção de novos regimes de trabalho como o remoto ou híbrido ou até a semana dos quatro dias.

Quais são os fatores que fazem com que um trabalhador comece a adotar 'quiet quitting'? E o que se pode fazer para o evitar?

Talvez o 'quiet quitting' seja um comportamento extremo, um forte sinal de alerta que aponte para a necessidade de repensarmos a vida em sociedade, o papel do trabalho e dos objetivos de vida de cada um de nós. Não é por acaso que este conceito surge quando outras discussões estão a ser feitas, como a adoção de novos regimes de trabalho como o remoto ou híbrido ou até a semana dos quatro dias. De forma, mais ou menos consciente, os Estados, as empresas e a comunidade estão a fazer esta reflexão e talvez os trabalhadores, como elemento mais frágil desta equação, estejam a expressar deste modo a sua vontade de mudança.

Diria que num ambiente de trabalho capaz de assumir a mudança necessária, onde o bem-estar dos trabalhadores é de facto uma prioridade, onde nenhuma chefia quer a sua equipa a fazer horas extra ou a ficar para lá do seu horário de trabalho, onde se tenta ajustar as dinâmicas do trabalho e os regimes de trabalho às necessidades dos elementos das equipas, onde as recompensas (sejam monetárias ou de outra ordem) sejam percecionadas como justas, transparentes e adequadas àquilo que é a realidade da força de trabalho, então não há razão para existir 'quiet quitting'. O trabalho não ocupará na vida destas pessoas mais espaço do que aquele que deve ocupar, a motivação que daí pode advir fará provavelmente com que, quando e se necessário, os trabalhadores possam colaborar mais do que aquilo que está prescrito na sua função e demonstrarem um verdadeiro e saudável sentido de pertença.

Provavelmente estamos a assistir a um acerto na relação de troca entre trabalhadores e empresas.

É sempre mencionada uma relação entre o fenómeno e as gerações mais jovens. Como se relaciona aqui a degradação das condições de trabalho (incluindo salários mais baixos)?

Como referi inicialmente, de facto estes fenómenos estão associados à entrada no mercado das gerações mais jovens. Há alguns anos, ainda antes de surgir este conceito, a entrada no mercado de trabalho da geração Y, ou 'millennials', trouxe, eu diria, a primeira onda de mudança face ao que era por um lado, a ideia de trabalho para toda a vida e, por outro lado, a ideia de assumir um compromisso de lealdade vitalício e inalterável com uma dada organização. É claro que a degradação das relações laborais e das condições contratuais oferecidas veio também espoletar a necessidade de os trabalhadores adequarem a sua resposta às empresas, em concordância com este desinvestimento em relações de trabalho mais estruturadas e duradouras.

Ou seja, o desejo desta geração de ser mais livre e desprendida face ao trabalho não é algo inato, é fruto de um conjunto de mudanças que se foram operando no mercado e que nos trouxeram até ao 'quiet quitting'. Todas as relações que estabelecemos, inclusive as relações de trabalho, baseiam-se numa relação de troca. Cada um de nós dá, na medida em que espera também receber. Provavelmente, estamos a assistir a um acerto na relação de troca entre trabalhadores e empresas.

A propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado no passado dia 10 de outubro, aproveito para perguntar se a saúde mental deve ser um assunto abordado no local de trabalho? Como? 

Mais do que um assunto a abordar, a saúde mental tem de estar presente na gestão das pessoas. As empresas têm de ativamente prevenir a deterioração da saúde mental dos seus trabalhadores, garantindo que contribuem, diariamente, para o seu bem-estar. Isso consegue-se garantindo ambientes de trabalho saudáveis, com departamentos de gestão de pessoas robustecidos, que sejam verdadeiros parceiros estratégicos e que apoiem nas tomadas de decisão internas. Muitas empresas continuam a associar a gestão de pessoas, apenas e só, aos processos burocráticos relacionados com a redação de contratos, processamento salarial, marcação de férias, faltas e isso, claramente, já não é suficiente. Na verdade, já não o é há algum tempo, mas parece que se está a tornar cada vez mais evidente.

Uma empresa que reconheça a centralidade das pessoas que nela trabalham, que verdadeiramente invista no seu desenvolvimento e que adote práticas e políticas de gestão que mostrem isso ao trabalhador, vai certamente ser capaz de melhorar a saúde metal das suas equipas. As universidades, e posso falar pelo Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos que coordeno, preparam profissionais qualificados para fazer este trabalho conjuntamente com a gestão das empresas, capacitando-as para uma mudança no 'mindset' que, eu diria, é inevitável.

Que condições devem ser criadas para os trabalhadores se sentirem mais confortáveis e motivados?

Não existe uma receita mágica, existem princípios básicos como aqueles que já referi e a partir daí, as empresas têm de perceber o que melhor resulta tendo em conta o seu setor de atividade, o seu contexto geográfico e as necessidades específicas dos seus trabalhadores, atendendo às características particulares da sua força de trabalho.

Leia Também: Quem tem medo do Quiet Quitting?

Campo obrigatório