Paris, 20 jan - O ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, afirmou hoje que o objetivo da intervenção militar da França no Mali é a "reconquista total" daquele país africano.
Em declarações à televisão France 5, Le Drian garantiu que as forças armadas francesas não vão deixar que subsistam "bolsas de resistência", acrescentando que a cidade de Diabali "ainda não foi retomada pelas forças malianas".
O objetivo da França, reiterou, é que a força militar internacional africana assuma o papel principal da intervenção.
"Se for necessário, as forças africanas podem solicitar o apoio das forças francesas quando chegarem a Timbuktu", afirmou, quando questionado se havia militares franceses naquela cidade do Mali.
Jean-Yves Le Drian explicou que são quatro as "missões" dos militares franceses, a primeira das quais visa "impedir a progressão de grupos terroristas, seja através de ataques aéreos seja no apoio terrestre às forças malianas".
A segunda missão cabe à força aérea francesa e visa destruir as bases de retaguarda dos rebeldes, a terceira é garantir a segurança da capital, Bamako, e a quarta é preparar as forças armadas malianas para receberem a missão internacional africana, composta por tropas de vários países da África Ocidental.
APN // JPF
Noticias Ao Minuto/Lusa