Softwares capaz de bloquear anúncios publicitários na internet (conhecidos como Ad block) são hoje em dia opções populares para uma experiência mais fluída nas plataformas digitais. No entanto é bom que saiba o que está a instalar no seu computador, uma vez que nem sempre pode saber por inteiro o que determinado software é capaz de fazer.
Foi o que se propôs a descobrir o co-fundador da Adguard, Andrey Meshkov, que analisou a concorrência na loja virtual do Chrome apenas para encontrar softwate malicioso incluído nestas ofertas de Ad block. “Basicamente, descarreguei e verifiquei os pedidos que as extensões [de Ad block] estava a fazer. Alguns destes pedidos chamaram-me a atenção”, explicou Meshkov ao Motherboard.
Com base na pequena experiência de Meshkov é justo pensar que a loja virtual da Google para o navegador Chrome está recheada deste tipo de Ad blockers recheados de software malicioso. Não se prevendo que a Google elimine todas estas extensões da sua loja virtual é recomendável que tenha a certeza do que instala no seu computador.