Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

No Twitter, as fake news espalham-se muito mais rápido que as verdadeiras

Notícias falsas espalham-se a uma velocidade muito maior do que as verdadeiras no Twitter. E os culpados são os humanos e não os polémicos 'bots'.

No Twitter, as fake news espalham-se muito mais rápido que as verdadeiras
Notícias ao Minuto

16:05 - 09/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Estudo

Um estudo divulgado este mês de março pela Science Magazine revelou que as notícias falsas (‘fake news’) se espalham muito mais rapidamente do que as notícias fidedignas no Twitter.

O estudo, sublinhe-se, é baseado num levantamento de 126 mil ‘tweets’ publicados e partilhados entre 2006 e 2017 por cerca de três milhões de utilizadores daquela rede social. Depois de analisadas as publicações, concluiu-se que os ‘tweets’ de notícias verdadeiras raramente alcançavam mais de mil pessoas, ao passo que os ‘tweets’ de notícias falsas podiam alcançar as 100 mil pessoas.

A análise separou, ainda, as publicações feitas por ‘bots’ (uma aplicação de software que simula ações humanas mas de forma padronizada, como publicações nas redes sociais) e por pessoas, concluindo que não há grande disparidade de alcance entre as publicações falsas e verdadeiras feitas por ‘bots’, ou seja, alcançam o mesmo número de pessoas. A disparidade verifica-se quando o autor da publicação é um humano.

A razão que poderá estar por trás desta preferência pela partilha de notícias falsas por parte dos utilizadores é o fator surpresa: “o grau de novidade e as reações emocionais dos recetores podem ser os responsáveis pelas diferenças observadas”, concluiu o estudo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório