Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Alemão descobre falha grave em cartões dos telemóveis

Após três anos de pesquisa e testes em mais de mil cartões SIM, um investigador alemão do Security Research Labs descobriu uma falha que permite piratear os chips responsáveis pelas comunicações em telemóveis. Depois de tantos anos de imunidade, afinal é possível retirar informações destes cartões em apenas dois minutos.

Alemão descobre falha grave em cartões dos telemóveis
Notícias ao Minuto

12:25 - 23/07/13 por Notícias Ao Minuto

Tech Vulnerabilidade

O investigador alemão Karsten Nohl descobriu um problema na criptografia presente nos chips dos cartões SIM, que permite copiar ou redireccionar dados existentes nos cartões.

De acordo com o site Mashable, esta vulnerabilidade agora descoberta permite piratear os chips baseados no antigo padrão de criptografia chamado DES (Digital Encryption Standard), e a revista Exame adianta que um em cada quatro SIMCard tem este problema.

Embora Karsten Nohl acredite que ainda ninguém tenha explorado e tirado partido deste problema, o investigador admite que o processo de clonagem de informação é relativamente simples, fácil e rápido, demorando “apenas dois minutos”.

Ao receber um SMS invisível o telefone passa a ser controlado à distância, permitindo o envio de mensagens para diversos números, a gravação de chamadas e o redireccionamento de ligações, sem que o proprietário do cartão se aperceba disso.

Nohl estima que o número de cartões afectados com este problema ronde os 750 milhões.

A Associação GSM, fabricantes de cartões e operadoras de telecomunicações já estão a par da questão e prontificaram-se a resolver o problema o quanto antes.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório