Meteorologia

  • 20 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Há benefícios em usar a Wikipédia em trabalhos, diz o MIT

Investigação aponta que há uma relação entre o uso da plataforma digital e a probabilidade de um trabalho científico vir a ser referenciado.

Há benefícios em usar a Wikipédia em trabalhos, diz o MIT
Notícias ao Minuto

06:10 - 22/09/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Investigação

Uma investigação levada a cabo pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pela Universidade de Pittsburgh admite que há vantagens em usar a Wikipédia como suporte para trabalhos científicos e até de disponibilizar os trabalhos na plataforma digital.

“A nossa investigação mostra que os cientistas estão a usar a Wikipédia e que isso está a influenciar a forma como escrevem sobre a ciência que estão a fazer. A Wikipédia não é só um registo do que se está a passar na ciência, na verdade está a ajudar a moldar a ciência”, escreveu no comunicado um dos responsável pela investigação no MIT, o Professor Neil C. Thompson, de acordo com o The Next Web.

A equipa admite ter encontrado alguns desafios durante a investigação, citando sobretudo dificuldades a reunir dados uma vez que a maioria dos académicos não indica a Wikipédia como fonte.

Assim, os investigadores reuniram vários artigos académicos, tendo publicado metade na Wikipédia enquanto a outra permaneceu ausente. Passado algum tempo, os investigadores verificaram que os artigos que haviam submetido para a Wikipédia influenciaram posteriores trabalhos.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório