Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Três coisas a ter em conta antes de dar um telemóvel ao seu filho

A diferença entre ‘querer’ e ‘precisar’ é algo que deve tornar claro logo de início na relação do seu filho com dispositivos móveis.

Três coisas a ter em conta antes de dar um telemóvel ao seu filho

Os smartphones já fazem parte das nossas vidas e, tendo em conta que as crianças começam a utilizar dispositivos móveis logo desde tenra idade (seja para jogar ou ver vídeos) é seguro afirmar que também fazem das delas. Aliás, a tendência é para que venham a ser ainda mais relevantes dada a quantidade de funcionalidades que chegam praticamente todos os dias aos pequenos equipamentos que nos acompanham.

Mesmo que os smartphones venham a ser inevitavelmente parte da vida dos seus filhos, isso não significa que devam ser dados de um dia para o outro sem qualquer preparação. Na verdade, dar um smartphone a uma criança deve ser algo pensado e transformado numa oportunidade para ensinar valores importantes para a vida.

É esta a experiência de dar o primeiro telemóvel a uma criança que conta a jornalista do Parents, Michele Marchetti. Depois de ter passado por esta situação, Marchetti diz-lhe três noções passar ao seu filho um telemóvel. Em baixo pode ficar a conhecê-las.

A diferença entre ‘querer’ e ‘precisar’

Lá porque pretende dar ao seu filho um telemóvel não quer dizer que tenha de ser um smartphone topo de gama. É importante delinear logo de início o que é essencial. Será que com nove anos o seu filho precisa de um dispositivo com uma câmara super definida? Oferecer um telemóvel comum é também uma oportunidade de perceber se o seu filho é responsável e merece que lhe seja confiado um dispositivo mais caro.

Cidadania digital

Não tenha dúvidas que hoje em dia pouca diferença há entre um smartphone e um PC, pelo que oferecer um dispositivo capaz de navegar na internet é a mesma coisa que dar-lhe um permanente contacto com o mundo exterior. Incuta-lhe princípios e que o que escreve e faz online é algo com peso na vida real.

Mantenha-os seguros

O tipo de recursos que usam, os sites que visitam e a forma como acedem a informação são elementos importantes na forma como estamos na internet. Deve estar vigilante e perceber exatamente como o seu filho navega no espaço digital e orientá-lo para que esta consciente que não deve confiar em tudo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório