Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Tecnologia para "armazenar" a energia do sol em estudo no Alentejo

Nos arredores de Évora, pela mão da Universidade, está a ser desenvolvido um projeto pioneiro de produção e armazenamento de energia aproveitando a luz do sol, sem poluição e que pode ter baixo custo.

Tecnologia para "armazenar" a energia do sol em estudo no Alentejo
Notícias ao Minuto

12:00 - 29/04/17 por Lusa

Tech Projeto

A 'Évora Molten Salt Platform' é financiada pelo Governo alemão e pela Universidade de Évora e é uma tecnologia que precisa de sol direto, que vai fundir sais que por sua vez vão levar à criação de vapor de água para produzir energia.

"A vantagem é que a energia fotovoltaica não se pode armazenar e esta podemos armazená-la e usá-la quando quisermos", explicou João Farinha Mendes, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

O projeto, ainda em fase de construção, foi hoje um dos muitos visitados pelo comissário europeu Carlos Moedas, responsável pelas pastas da Investigação, Ciência e Inovação, que durante dois dias (até sábado) promove no Alentejo um 'Roteiro da Ciência', à semelhança do que já fez noutras zonas do país.

O "Roteiro" destina-se a explicar a ação da Comissão Europeia na promoção da investigação e conhecer casos de sucesso nessa matéria, como os que hoje visitou em Beja e Évora.

Hoje, além de visitar esse casos, o comissário e o ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, participaram na Universidade de Évora (polo Mitra) num debate chamado "Challenges for Mediterranean Research: Food, Resources and Territories", com a presença de especialistas portugueses mas também de Espanha, de Itália ou de Marrocos.

Durante a tarde falou-se, por exemplo, do projeto PRIMA, um programa integrado sobre alimentação e água numa ótica de desenvolvimento inclusivo, sustentável e saudável. Junta 19 países (Portugal incluído) com o Mediterrâneo e a sua cultura como tema de fundo. ("PRIMA é sentar as pessoas à mesa a falar sobre o Mediterrâneo", disse Carlos Moedas).

E Manuel Heitor elogiou no final o debate e os resultados da visita do dia, salientando no final que Portugal precisa de "instituições sólidas, flexíveis e adaptáveis e de universidades que desempenhem um papel importante, mas também de novos intervenientes", como acontece na nova cátedra na área aeroespacial, que junta a partir de hoje a Universidade, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.

Évora, disse Carlos Moedas, tem 14 dos 29 projetos do Alentejo no âmbito do programa europeu Horizonte 2020, de investigação e inovação e com um orçamento de quase 80 mil milhões de euros.

E o comissário "responsável" por todo esse dinheiro elogiou depois a Ciência, que abre portas e fronteiras que os políticos fecham, que pode ajuda a resolver o drama dos refugiados através de novas pesquisas mas também da escassez de água e de alimentos, e que pode afinal ajudar a criar "um mundo melhor para o futuro".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório