Foi a 16 de novembro de 2016 que foi lançado para o espaço o satélite meteorológico mais avançado do mundo, o GOES-16. Já em órbita estacionária a 35 mil quilómetros da Terra, este satélite é capaz de captar imagens de grande beleza do nosso planeta. Acima pode ver algumas que fazem parte do primeiro lote.
“Estas imagens vêm da tecnologia mais sofisticada que alguma vez voou para o espaço para prever tempo rigoroso na Terra. As imagens incrivelmente ricas oferecem-nos o nosso primeiro vislumbre do impacto que o GOES-16 terá a desenvolver previsões capazes de salvar vidas”, afirmou em comunicado o diretor do Serviço de Informação e Satélites do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), Stephen Volz.
O GOES-16 não ficará por muito mais tempo sozinho na órbita da Terra, sendo que brevemente a NOAA tem intenções de lançar o segundo satélite meteorológico dentro deste projeto, o GOES-S. Conta o Gizmodo que com este segundo satélite será possível abranger a missão até para além do ano 2030.