Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Sony: "O nosso compromisso é com a inovação"

O Tech ao Minuto esteve à conversa com a Relações Públicas da PlayStation para a Península Ibérica na “grande festa dos videojogos”.

Sony: "O nosso compromisso é com a inovação"
Notícias ao Minuto

09:21 - 27/11/16 por Miguel Patinha Dias

Tech Lisboa

Foi há uma semana que teve lugar na FIL mais uma edição do Lisboa Games Week (LGW), evento de videojogos no qual a Sony marcou uma forte presença para apresentar o seu catálogo de jogos e de novos equipamentos para o Natal. Aproveitando a oportunidade, o Tech ao Minuto esteve à conversa com Sandra Páscoa, Relações Públicas da Sony Computer Entertainment – PlayStation para a região da Península Ibérica para perceber o que leva a Sony a apostar tanto neste evento.

“O LGW é o maior evento de videojogos em Portugal e só por isso não podíamos deixar de estar cá. Enquanto líderes de mercado para nós faz todo o sentido estarmos naquela que é a grande festa dos videojogos no nosso país”, contou Sandra Páscoa, apontando que já no passado a marca apoiou outras edições do evento, incluindo a antiga XL Party. O objetivo de mais uma presença passa por apresentar o “grande catálogo de Natal da PlayStation, nomeadamente o PlayStation VR e os dois novos modelos da PS4, o modelo mais reduzido e mais barato e a PS4 Pro, mais rápida e mais potente que o anterior modelo.”

O PlayStation VR e a PlayStaion 4 Pro são as duas grandes apostas da Sony para este final do ano e, ainda que não se tratem de novas consolas propriamente ditas, a Sony não deixa de lhes dar importância. A julgar pela receptividade “muito boa” do mercado, os jogadores também não.  “O nosso compromisso é com a inovação. Trazer para a PS4 experiências novas de jogo e é isso que faz o PlayStation VR, uma nova forma de desfrutar dos videojogos dentro da plataforma”, apontou Sandra Páscoa.

O sucesso do PlayStation VR determinará a viabilidade de continuar a apostar na realidade virtual, sucesso este determinado por vendas cujo número a Sony ainda não está pronta para revelar. Pelo menos relativamente a territórios específicos. Apesar disso, Sandra Páscoa esteve disponível para adiantar que a Sony “está satisfeita com a aceitação do PS VR no mercado português”.

Dos videojogos para as pistas com ‘Gran Turismo’

Para além do PlayStation VR e da PlayStation 4 Pro a Sony aproveitou o Lisboa Games Week para dar a conhecer alguns dos jogos que marcarão a quadra natalícia e o início do próximo ano. ‘The Last Guardian’, ‘Gravity Rush 2’ e ‘Horizon Zero Dawn’ são apenas alguns dos títulos deste catálogo, tornado ainda mais completo por ‘Gran Turismo Sport’, a próxima iteração da icónica série de simulação automóvel das consolas da PlayStation.

Foi a propósito de ‘Gran Turismo Sport’ que o Tech ao Minuto conversou com Miguel Faísca que, além de fã do jogo, também fica a dever a sua carreira enquanto piloto depois de ganhar a competição GT Academy Nissan PlayStation em 2013. “Tem sido uma experiência diferente. Foi muito bom ao início ter ganho a competição europeia, ter representado a PlayStation pela europa fazendo corridas reais. É um sonho tornado realidade”, contou Miguel Faísca sobre a experiência.

Iniciativas como a de GT Academy são para Miguel Faísca “brutais”, considerando que “deviam haver mais do género”. “O que estão a fazer é tornar o sonho de muitas pessoas em realidade. Pessoas que se calhar nunca tiveram essa oportunidade mas que até têm o talento, que não têm o dinheiro para se tornarem pilotos ou sequer conduzir carros rápidos. Mas têm o dinheiro para começar com a PlayStation, começam a jogar e eles dão uma oportunidade, vêm que são bons e depois cumprem os seus sonhos de pequenos”, contou.

E sobre o próximo ‘Gran Turismo’? No mais imediato, o grafismo “está muito melhor”, uma melhoria explicada por se tratar do primeiro jogo da série para a PlayStation 4. A nível de realismo  “está muito próximo” do que se pode experimentar em pistas reais, uma experiência que Miguel refere que pode ficar alguma mais realista com a utilização de acessórios como uma baquet e óculos de realidade virtual. “São coisas que te fazem estar um pouco mais perto da realidade”, adianta.

Apesar da qualidade atual do jogo, Miguel adianta que “a versão que está disponível para experimentar ainda é uma demonstração” notando que “algumas coisas vão ser alteradas até lá”. Por enquanto ‘Gran Turismo Sport’ tem um vago ‘2017’ como data de lançamento mas é de esperar que a equipa da Polyphony Digital demore o seu tempo a polir o produto final.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório