Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Touch Bar, o mais forte argumento do novo MacBook Pro

Barra inteligente e adaptável por cima do teclado é a principal novidade da nova linha MacBook Pro, da Apple.

Touch Bar, o mais forte argumento do novo MacBook Pro
Notícias ao Minuto

19:50 - 27/10/16 por João Oliveira

Tech Apple

No preciso dia em que passam 25 anos desde que a Apple lançou o seu primeiro computador portátil, foi anunciada a nova linha de MacBook Pro.

Como já foi anunciado, este novo segmento surge com duas versões: ecrãs de 13 e 15 polegagas. Ambas feitas à base de alumínio e metal, presente em todo e qualquer canto do novo MacBook. Como sublinhou Tim Cook durante a apresentação, “é mais fino e leve do que qualquer outro MacBook Pro concebido até à data”.

No primeiro exemplar, de 13 polegadas, este tem uma espessura 17% menor, 23% menos volume e pesa menos 1 quilograma que a sua versão anterior. Quanto ao de 15 polegadas, a espessura é menor em 14%, um volume consideravelmente menor (20%) e 1.5 kg mais leve.

Detalhes à parte, é no teclado que está o segredo mais bem guardado da Apple até este lançamento. Chama-se Touch Bar e surge da necessidade em compilar uma série de acessos, utilidades e funções, todas elas aglomeradas e adaptáveis numa única barra, colocada ligeiramente acima do teclado.

A Touch Bar, refira-se, é incrivelmente responsiva e adaptável consoante as aplicações mais recorrentes, consoante o utilizador. Quer isto dizer que, além das funções básicas como aumentar o brilho do ecrã, o volume ou a sugestão de palavras durante uma troca de mensagens, a Touch Bar adapta-se aos mais diversos programas de edição.

Quer isto dizer que, para os assíduos utilizadores de programas como o PhotoShop, programas de edição de vídeo ou música, a Touch Bar consegue providenciar butões táteis que facilitem os processos de edição, como por exemplo a introdução de um efeito de fade-in ou fade-out no final de uma gravação. No caso da música, por exemplo, consegue adicionar um sample a meio de uma faixa já em produção. Para fotografias, por exemplo, podem facilitar o corte das imagens, o aumento o decréscimo do brilho ou do contraste da côr.

O MacOS Sierra é o sistema operativo deste novo MacBook Pro, cuja bateria apresenta uma autonomia de cerca de dez horas que, além disso, apresenta uma arquitetura térmica mais consistente (sobreaquecimento é algo que dificilmente irá acontecer), maior performance em atividades de gaming, edição, e produção de gráficos em 3D.

O MacBook Pro está disponível a partir de hoje, com preços que variam entre os 1.299 e 2.399 euros. O tempo estimado de entrega, após a encomenda, é de duas a três semanas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório