Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Bancos usarão redes sociais para medir estado financeiro dos clientes

Atualmente, há equipas em determinados bancos a procurar soluções que sejam precisas e que levem em conta informações que sejam muito mais representativas do que “dados demográficos genéricos”.

Bancos usarão redes sociais para medir estado financeiro dos clientes

Os seus perfis no Facebook, Twitter e Instagram dizem muito mais sobre si do que possa pensar. Tanto na verdade que há entidades bancárias que estão a trabalhar em formas de integrar as redes sociais para estabelecer um perfil do estado financeiro dos seus clientes. Uma dessas entidades é o Barclays Africa, que admitiu ao Business Insider estar a trabalhar em soluções que consigam dar uma ideia mais precisa do tipo de cliente que tem.

“Há uma riqueza de dados sobre ti enquanto indivíduo no Twitter, Facebook, Instagram e outras plataformas sociais que conseguem capturar dados que é mais fiel a ti como indivíduo em vez de dados demográficos genéricos. Isto pode ajudar as pessoas quando pedirem um cartão de crédito ou um pequeno empréstimo. É especialmente útil para os mais jovens com pouco ou mesmo nenhum historial de crédito”, contou a responsável pela área de dados do Barclays Africa, Yasaman Hadjibashi.

Apesar de ser esta a intenção, Hadjibashi adianta que a ‘fórmula’ ainda não está pronta, adiantando que está de momento a trabalhar com reguladores para “criar algo consentido de uma forma segura, encriptada, que não viole direitos individuais ao mesmo tempo”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório