Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

PlayStation dá 'receita' do seu sucesso em Portugal

Sandra Páscoa, a representante da PlayStation para a Península Ibérica, falou sobre o que a marca fez para se distinguir no nosso país.

PlayStation dá 'receita' do seu sucesso em Portugal
Notícias ao Minuto

09:18 - 30/04/16 por Miguel Patinha Dias com Elsa Pereira

Tech Entrevista

Foi há pouco mais de 20 anos que a PlayStation original foi lançada em Portugal, uma ocasião importante na vida da marca tendo em conta o sucesso que a divisão de videojogos da Sony goza no nosso país. Mas a que se deve este sucesso no território português?

Tech ao Minuto teve oportunidade de perguntar isso mesmo a Sandra Páscoa, representante da PlayStation para a Península Ibérica e relações públicas da marca há cerca de dez anos no nosso país.

Em baixo pode ler a entrevista sobre o percurso da PlayStation em Portugal, sendo que amanhã poderá ler a segunda parte sobre o ponto de situação dos três produtos da marca no mercado.

É comum ver-se Portugal como um ‘território PlayStation’ onde a marca é praticamente um sinónimo das consolas como as conhecemos. O que levou a esta maior aposta no nosso país?

Portugal é um território muito importante para a PlayStation, onde atingimos uma quota de mercado quase única a nível mundial, rondando os 85%. Ainda assim, é um mercado com uma dimensão reduzida e que, acreditamos, só poderá crescer se todas as companhias que integram a indústria investirem de forma efetiva. Acreditamos no potencial do mercado português e estamos optimistas quanto ao futuro. Por isso temos apostado cada vez mais em produzir conteúdos e experiências diferenciadoras para os nossos consumidores.

É para nós essencial, por exemplo, continuar a investir na localização dos jogos, promover a presença de estúdios internacionais nos nossos eventos de lançamento locais e garantir que todos os conteúdos chegam em 'day one' a Portugal, pois acreditamos que isso é determinante para fortalecer a nossa indústria e garantir que a comunidade de jogadores portugueses cresce connosco.

Desde os primeiros momentos que a PlayStation 4 foi anunciada, foi possível notar uma adoção praticamente imediata por parte dos jogadores, o que pode ser visto como um caso distinto do que aconteceu na altura da antecessora, a PlayStation 3. O que foi feito de diferente?

Desenvolvemos a PlayStation 4 para ser a consola mais potente que existe no mercado. E, por isso, os jogadores quiseram fazer parte deste ‘melhor lugar para jogar’. Desde o 'day one' que a PS4 tem entrado na casa dos jogadores em todo o mundo. A nível mundial temos uma base instalada de mais de 36 milhões de consolas PS4, que continua a demonstrar o mais rápido e forte crescimento na história do hardware da PlayStation. Acima de tudo, trabalhamos para oferecer experiências de jogo diferenciadoras e impactantes aos nossos jogadores.

As dobragens têm sido uma das iniciativas da PlayStation Portugal para aproximar os jogos do público português, mas apesar disso ainda há trabalho a fazer para tornar os videojogos mais relevantes no nosso país. O que falta?

Continuamos a investir fortemente na localização dos jogos pois acreditamos que isso é determinante para fortalecer a nossa posição no mercado e a nossa indústria como um todo. Ao tornarmos os nossos conteúdos mais acessíveis a todo o público, acreditamos que fazemos crescer a nossa indústria, formando uma comunidade de jogadores cada vez maior. O nosso investimento no crescimento da indústria é, ainda assim, mais abrangente. Um exemplo disso foi o lançamento dos Prémios PlayStation em Portugal em 2015.

Inserida no programa ibérico PlayStation Talents, o principal objetivo desta iniciativa é promover o talento português dando oportunidade aos nossos criativos, developers e estúdios de lançar um jogo para a PS4. 'Strikers Edge', do estúdio FunPunch, venceu os Prémios PlayStation em 2015, e é o nome do primeiro projeto português que já está a ser desenvolvido e chegará à PS4 no final deste ano. Foi-lhes concedido um espaço físico em Lisboa, kits de desenvolvimento PS4 para trabalharem no seu jogo e um prémio monetário no valor de 10.000€. O estúdio contará igualmente com um campanha de promoção e marketing nos canais PlayStation, avaliada em 50.000€.

Revelámos também recentemente que Shahid Ahmad, referência no panorama indie da indústria dos videojogos, será o mentor e acompanhará o desenvolvimento de 'Strikers Edge', bem como de todos os projetos integrados no PlayStation Talents, um programa que abraça iniciativas de promoção ao desenvolvimento de videojogos em Portugal e em Espanha. Sentimos que é essencial promover este tipo de iniciativas e assim contribuir para o futuro dos videojogos em Portugal, esperando que seja inspirador e um ponto de partida para atrair outros investidores para a nossa indústria.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório