Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Lisboa vai ter plataforma online com dados sobre o muncípio

A Câmara de Lisboa vai disponibilizar, a partir de quinta-feira, uma plataforma 'online' com dados abertos sobre o município, com vista a serem usados para encontrar soluções para problemas existentes na capital.

Lisboa vai ter plataforma online com dados sobre o muncípio
Notícias ao Minuto

17:13 - 09/02/16 por Lusa

Tech Câmara Municipal

"Será uma plataforma integradora para quem quiser disponibilizar dados abertos para qualquer empreendedor ou pessoa que saiba desenvolver soluções tecnológicas", afirmou o vereador dos Sistemas de Informação de Lisboa, em declarações à agência Lusa.

O objetivo, segundo Jorge Máximo, será "disponibilizar indicadores e dados nessa plataforma" para que possa servir para monitorizar a cidade.

"É uma política de afirmação de dados abertos" que poderão ser usados "como instrumentos para desenvolver soluções para cidade", acrescentou.

Para já, o 'site' contará "com dados georreferenciados, mais de 200 datasets [coleções de dados] sobre ambiente, mobilidade, entre outros", mas o vereador acredita que "daqui a um ano poderão ser muitos mais".

Para isso, o município vai "assinar protocolos de partilha de dados com mais de uma dezena de entidades", com vista a que o movimento "continue a alargar".

"Disponibilizamos informação, mas também pedimos às pessoas que nos digam que dados querem saber", referiu Jorge Máximo, acrescentando que a Câmara Municipal de Lisboa "compromete-se a abrir os dados e vai estimular a cidade nessa ambição da partilha de dados".

A par desta plataforma será também lançado um "programa de aceleração e estímulo de aplicações com dados abertos", acrescentou o autarca.

A nova estratégia de dados abertos do município de Lisboa será apresentada na quinta-feira, nos Paços do Concelho, e contará com a presença do vereador Jorge Máximo, do responsável pela Direção Municipal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, Paulo Carvalho, e do presidente do município, Fernando Medina.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório