Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Assinantes de televisão paga continuam a aumentar

O número de assinantes de televisão paga em Portugal continuou a subir no terceiro trimestre, aumentando em 46,5 mil face ao trimestre anterior, para 3,29 milhões, graças sobretudo às ofertas de fibra ótica, divulgou hoje o regulador Anacom.

Assinantes de televisão paga continuam a aumentar
Notícias ao Minuto

13:45 - 27/11/14 por Lusa

Tech Fibra ótica

Em comunicado, a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) afirma que, "no final do terceiro trimestre de 2014, existiam cerca de 3,29 milhões de assinantes do serviço de TV por subscrição, mais 46,5 mil do que no trimestre anterior e mais 132 mil do que no período homólogo".

Este aumento, explica o regulador presidido por Fátima Barros, "deveu-se sobretudo às ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH/B), cujo número de subscritores aumentou 6,8% em relação ao trimestre anterior, em xDSL e em DTH (satélite) ".

Já o número de assinantes do serviço de distribuição de televisão por cabo recuou 0,8% no mesmo período.

"No final de setembro, o serviço de distribuição de TV por cabo representava 41,8% do total de assinantes, enquanto o xDSL representava 22,4% e o DTH 18%. A fibra ótica representava 17,8% do total de assinantes, sendo a tecnologia que mais tem vindo a crescer", acrescenta o regulador.

A nível de quotas de mercado, a NOS, operadora que resultou da fusão entre a Optimus e a Zon, tem a liderança em termos de assinantes de televisão por subscrição, com 44,5%.

A PT detém uma quota de 42,1%, a Vodafone de 6,7% e a Cabovisão de 6,5%.

"A Vodafone foi o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou neste período, tornando-se no terceiro trimestre o terceiro maior prestador deste serviço", acrescenta a Anacom.

As receitas totais relativas ao serviço de televisão paga ('stand-alone' e pacotes que englobam este serviço) totalizaram 1.023 milhões de euros até final de setembro, um aumento de 10,8% face a igual período de 2013, "sendo que os pacotes 'triple/quadruple/quintuple play' foram o principal 'driver' [motor] do crescimento da receita".

A receita média mensal relativa aos pacotes que incluem televisão paga subiu 2,8 euros, ou seja, mais 8,1% face a 2013.

No terceiro trimestre, cerca de 17% dos lares com televisão por subscrição tinham acesso a canais 'premium', uma quebra de 1,6 pontos percentuais face aos três meses anteriores, enquanto 64% tinham mais de 80 canais, um aumento de 11,2 pontos percentuais comparativamente há um ano.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório