Nos últimos tempos já tinham sido encontrados sinais de que a Google tinha planos mais ambiciosos para o seu popular serviço de tradução e que pretendia competir com o Duolingo no segmento do ensino de novos idiomas. Agora, a Google decidiu agora anunciar oficialmente sob forma de uma funcionalidade ainda em fase beta no Google Tradutor.
A nova funcionalidade assume a forma de uma série de ferramentas que recorrem a Inteligência Artificial para criar sessões de ensino personalizado - as quais levam em conta o nível de habilidade e objetivo de aprender um novo idioma.
Dado que ainda está em fase beta, esta funcionalidade ainda é um pouco limitada uma vez que apenas ajuda os falantes de inglês a aprender espanhol e francês e os falantes de espanhol, francês e português a aprenderem inglês. No entanto, acredita-se que eventualmente a Google adicione cada vez mais idiomas para ambas as vertentes.
O vídeo acima permite-lhe ter uma ideia de alguns dos exercícios que serão apresentados pelo Google Tradutor aos utilizadores que queiram aprender um novo idioma, uma possibilidade que deverá estar acessível através de um novo botão acessível depois de aberta a aplicação.
“Estes exercícios avaliam o teu progresso diário e ajudam-te a desenvolver as capacidades que precisas para comunicar com confiança em outro idioma”, afirma o gestor de produto da Google, Matt Sheets, num comunicado partilhado com pelo site The Verge.
Leia Também: Google desistiu (oficialmente) de lançar novos tablets