Rita Stock tem sido um exemplo de força e coragem. A ex-apresentadora continua a batalhar contra um cancro agressivo, um linfoma, que lhe foi diagnosticado recentemente depois de ter começado a sentir dores na zona do peito.
Atualmente, Rita Stock encontra-se a fazer tratamentos de quimioterapia, já tendo completado cerca de quatro ciclos.
Este sábado, 30 de agosto, a figura pública atualizou o seu estado de saúde através de um vídeo que partilhou na sua página de Instagram.
Uma das coisas que mais tem surpreendido Rita Stock é o facto de manter os níveis de energia, apesar dos tratamentos - e de alguns momentos mais frágeis que, apesar de tudo, vai registando.
Aliás, quando partilhou isto com a médica do IPO que a está a acompanhar, a profissional aconselhou-a a "aproveitar o momento", uma vez que depois do 4.º tratamento as coisas iriam mudar. "Como vocês sabem, acho que isso nunca vai acontecer comigo e mentalizo-me sempre que não", confessa.
"Posso-vos dizer que na véspera de ir ao programa da Júlia [Pinheiro] - que foi na terça-feira [26 de agosto] - na segunda-feira à tarde comecei a sentir um cansaço gigante, estava mesmo muito cansada, sentia que era tipo chumbo. Mesmo assim fui fazer o meu pilates ao final do dia, até porque não faço dietas, gosto muito de comer, mas acho que tenho de fazer algum exercício, porque estou a comer mais do que é costume", relata.
"E assim foi. Segunda-feira ainda fiz pilates, terça-feira fui ao programa da Júlia, mas confesso que já não me estava a sentir muito bem, até porque eles têm sempre aquele ar condicionado fortíssimo e para mim é péssimo essas diferenças de temperatura", explica.
No dia a seguir foi quando Rita Stock sentiu de facto os efeitos dos tratamentos. "Nessa tarde quase que não me conseguia mexer, era um peso brutal", recorda.
Percebendo então que não poderia ficar sozinha em casa, decidiu pedir à filha, Inês Stock, que viesse ter consigo. "A Inês tem uma energia tão boa que chegou, deu-me a mão. Vi as lágrimas a correrem nos olhos dela porque ela nunca me vê assim e eu disse: 'não quero que me vejas assim, já vai passar'. O que acontece é que tinha muito sono e de repente começo a vê-la a bocejar. Passou, eu fiquei bem, e disse: 'olha Inês, não sei o que se está a passar, estás a dar-me uma energia fantástica. Estava a precisar de miminhos, pelos vistos'", descreve.
Como está Rita Stock? Os resultados animadores das análises
Entretanto, Rita Stock foi fazer análises, de maneira a perceber se estava pronta para mais um ciclo de quimioterapia e foi aqui que recebeu notícias bastante animadoras.
"Estava tudo fantástico, exceto os glóbulos brancos, realmente estão muito abaixo do necessário para fazer a quinta quimioterapia", realça, notando que tal será resolvido com recurso a medicação.
A boa notícia foi quando olhou para o resultado do seu raio X. "Vê-se uma diferença muito grande de junho antes dos primeiros tratamentos, até agora. Aquilo não está lá", afirmou, referindo-se ao tumor.
O osso do externo, lugar no qual se percebeu a presença do cancro, está do tamanho normal, ao contrário do que mostravam as análises feitas antes do tratamento.
Veja o vídeo nas redes sociais.
Leia Também: "Fiquei em choque. É angustiante pensar que é um linfoma muito agressivo"