O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, concedeu uma entrevista ao site The Verge a propósito do lançamento da mais recente geração do modelo de Inteligência Artificial usado no ChatGPT, o GPT-5, e admitiu que esta área está atualmente a ser alvo de uma ‘bolha’.
Altman admitiu que é uma “loucura” a quantidade de dinheiro que é investido em startups compostas por “três pessoas e uma ideia” devido ao mediatismo que algumas empresas de maiores dimensões estão a ter. “Não é comportamento racional”, afirmou Altman, notando que da mesma forma que será possível fazer muito dinheiro investindo em Inteligência Artificial, também haverá pessoas fadadas a perder.
“Alguém vai perder uma quantidade fenomenal de dinheiro. Não sabemos quem e muitas pessoas farão uma quantidade fenomenal de dinheiro”, afirmou Altman, apontado para a ‘bolha’ dos anos 1990 durante o ‘boom’ da Internet.
“Quando as ‘bolhas’ acontecem, pessoas inteligentes ficam demasiado entusiasmadas com um fundo de verdade. Se olharmos para a maioria das ‘bolhas’ da história, como a ‘bolha’ da tecnologia, vemos que houve uma coisa real. A tecnologia era muito importante. A Internet foi um grande acontecimento. As pessoas ficaram demasiado entusiasmadas”, explicou o líder da OpenAI.
O sucesso do ChatGPT
A OpenAI lançou a aplicação do ChatGPT para telemóveis Android e iOS em maio de 2023 e, de acordo com uma nova análise da plataforma Appfigures, esta app já gerou mais de 2 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) à empresa de Inteligência Artificial.
Os dados partilhados por esta plataforma indicam que, só este ano, a aplicação oficial do ChatGPT já gerou mais de 1,35 mil milhões de dólares (1,15 mil milhões de euros) - o que corresponde a um aumento de 673% em relação ao período entre janeiro e julho de 2024. Mais ainda, a app do ChatGPT gera (em média) perto de 193 milhões de dólares (164,9 milhões de euros) por mês, um aumento significativo em relação aos 25 milhões de dólares (21,3 milhões de euros) que gerava no ano passado.
Em comparação com os concorrentes, a receita total gerada até hoje pelo ChatGPT é trinta vezes superior à receita total combinada dos rivais Claude (Anthropic), Grok (xAI) e Copilot (Microsoft). A receita média mensal do ChatGPT é também cinquenta e três vezes superior à do concorrente mais próximo - o Grok - que, atualmente, está ‘apenas’ em 25,6 milhões de dólares (21,8 milhões de euros).
No que diz respeito a downloads, diz a Appfigures que, em 2025, o ChatGPT já foi descarregado 318 milhões de vezes, 2,8 vezes mais do que no mesmo período do ano passado. A Índia é o país onde mais pessoas fazem download do ChatGPT (13,7%), seguindo-se os EUA (10,3%).
Leia Também: Rival do ChatGPT recebe funções de segurança para evitar pedidos abusivos