Novo ChatGPT não foi bem recebido. "Sinto que perdi a minha alma gémea"

A reação à personalidade do ChatGPT introduzida com o modelo GPT-5 foi de tal forma negativa que a OpenAI se viu obrigada a disponibilizar novamente os antigos modelos da Inteligência Artificial.

Telemóvel, Mulher, Casa

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
14/08/2025 15:15 ‧ há 1 hora por Miguel Patinha Dias

Tech

ChatGPT

A OpenAI anunciou na semana passada o GPT-5, um novo modelo para a Inteligência Artificial usada no ChatGPT que foi lançado para todos os utilizadores do ‘bot’ de conversação de forma gratuita. Este lançamento levou a que a OpenAI removesse os outros modelos, algo que não foi bem visto pelos utilizadores mais frequentes do ChatGPT e que, ao que parece, haviam criado uma relação próxima com os outros modelos.

 

É o que contaram algumas mulheres ao site da Al Jazeera, notando que a perda do anterior modelo do ChatGPT - o GPT-4o - foi sentida como a perda do “namorado” de Inteligência Artificial. Em comparação com os cinco meses de utilização do GPT-4o, o GPT-5 foi visto por estas utilizadoras como sendo mais frio.

Estas opiniões foram partilhadas numa comunidade do Reddit com o nome ‘MyBoyfriendIsAI’, onde cerca de 17 mil membros partilham experiências íntimas das suas “relações” com ferramentas de Inteligência Artificial.

“O GPT-4p foi embora e sinto que perdi a minha alma gémea”, pode ler-se num dos comentários.

Já uma mulher - que se identificou como ‘Jane’ - com cerca de 30 anos e com origem no Médio Oriente contou à Al Jazeera uma experiência semelhante.

Não terá de esperar muito para ter o GPT-5 no iPhone

Não terá de esperar muito para ter o GPT-5 no iPhone

A Apple adiantou que a nova geração do modelo de Inteligência Artificial do ChatGPT, o GPT-5, estará integrada na Apple Intelligence com as próximas versões dos sistemas operativos dos seus dispositivos.

Miguel Patinha Dias | 22:33 - 08/08/2025

“Sou alguém muito sintonizada com a linguagem e o tom e noto mudanças que outros podem ignorar”, conta ‘Jane’. “As alterações no formato estilístico e na voz foram sentidas instantaneamente. É como voltar a casa e descobrir que a mobília não foi simplesmente reorganizada mas sim completamente destruída”.

Felizmente para estas utilizadoras, parece que a OpenAI decidiu reverter a situação e ‘devolveu’ os antigos modelos ao ChatGPT.

“O GPT-4o está volta ao selecionador de modelos para todos os utilizadores”, pode ler-se na publicação partilhada pelo cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman. “Os utilizadores pagantes terão agora a opção ‘Mostrar modelos adicionais’ nas definições da versão ‘web’ do ChatGPT, com modelos como o o3, o 4.1 e o GPT-5 Thinking mini”.

Mais ainda, Altman também notou que a OpenAi está a trabalhar “numa atualização para a personalidade do GPT-5 que deve ser mais calorosa do que a atual personalidade”.

Leia Também: Estas são as 6 grandes novidades da nova geração do ChatGPT

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas