Novas funções do Instagram causam dúvidas: "Estamos a rever tudo 2 vezes"

Uma das novas funcionalidade anunciadas pela Meta é o 'Instagram Map' que permite descobrir novos conteúdos a partir da localização mais recente de amigos e criadores favoritos.

Adam Mosseri

© Drew Angerer/Getty Images

Lusa
08/08/2025 12:50 ‧ ontem por Lusa

Tech

Instagram

A rede social Instagram atualizou a sua plataforma para permitir a republicação de conteúdos e introduzir um mapa que possibilita descobrir novas publicações a partir da localização dos amigos, levantando questões sobre a privacidade dos utilizadores.

 

Uma das novas funcionalidade anunciadas pela Meta é o 'Instagram Map' que permite descobrir novos conteúdos a partir da localização mais recente de amigos e criadores favoritos.

A partilha de localização está desativada por predefinição, o que significa que o mapa só irá mostrar a localização dos utilizadores que a tenham ativado, mas não o fará em tempo real, sendo atualizado sempre que a aplicação for aberta.

Esta novidade gerou várias dúvidas sobre a privacidade dos utilizadores, tendo a rede social explicado que a ativação desta função requer uma dupla verificação do consentimento, o que significa que, depois de os utilizadores optarem por partilhar a sua localização, a aplicação confirma se os utilizadores estão de acordo com os termos definidos.

"Estamos a rever tudo duas vezes, mas até agora parece que a maioria das pessoas está confusa e assume que, como podem ver-se no mapa quando o abrem, outras pessoas também podem vê-las", informou o responsável da rede social, Adam Mosseri, citado pela Europa Press.

Instagram com acesso à localização? O que deve fazer para se proteger

Instagram com acesso à localização? O que deve fazer para se proteger

O lançamento do Instagram Map levou vários utilizadores da rede social a temerem que estejam a exibir, sem saberem, a respetiva localização para todos os seus seguidores. Decidimos então mostrar-lhe como pode certificar-se que tem as definições ‘afinadas’ para garantir que tal não acontece.

Miguel Patinha Dias | 09:40 - 08/08/2025

Contudo, segundo a agência de notícias, desativar a localização tanto na aplicação como no dispositivo não fazia com que os utilizadores desaparecessem do mapa.

Além disso, à semelhança do TikTok, a rede social da Meta irá agora possibilitar a republicação de 'reels' (vídeos curtos) e publicações, desde que tenham sido partilhados publicamente, tendo um separador próprio para o efeito, de forma a alcançar mais pessoas.

Leia Também: Instagram com acesso à localização? O que deve fazer para se proteger

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas