A Microsoft anunciou em julho o despedimento de 9 mil trabalhadores, uma decisão que foi acompanhada pelo cancelamento de vários projetos de jogos em desenvolvimento e estúdios pertencentes à divisão de videojogos Xbox.
Entre as ‘vítimas’ deste corte de custos da Microsoft está ‘Contraband’, um jogo da Avalanche Studios que chegaria ao mercado pela ‘mão’ da Xbox Game Studios e cujo desenvolvimento está, neste momento, suspenso.
“Interrompemos o desenvolvimento ativo [de ‘Contraband’] enquanto avaliamos o futuro do projeto”, pode ler-se no comunicado da Avalanche Studios no site oficial da produtora. “Estamos agradecidos pelo entusiasmo que vimos da comunidade desde que [o jogo] foi anunciado e daremos uma atualização em relação ao que se segue tão cedo quanto for possível”.
Serve recordar que a Avalanche Studios é uma produtora conhecida sobretudo pela série ‘Just Cause’ e que tinha anunciado ‘Contraband’ em 2021. No entanto, desde então que a produtora não tem partilhado notícias sobre o desenvolvimento do jogo.
Serve recordar que, além de ‘Contraband’, a Xbox também abandonou outros projetos de estúdios sob sua alçada. Entre eles temos ‘Everwild’ da emblemática produtora Rare, o ‘reboot’ de ‘Perfect Dark’ do estúdio The Initiative, ‘Warcraft Rumble’ da Blizzard, um novo jogo de ação da Romero Games e um projeto conhecido como ‘Blackbird’ da Zenimax.
Leia Também: De férias? Estes são os jogos que chegam às lojas em agosto