Alexandre Le Voci Sayad participou na 'masterclass' 'Inteligência Artificial, Pensamento Crítico e Educação para os Media', inserida na 'Operação 7 dias com os Media 2025' e disse que atualmente a IA representa uma incerteza, enquanto uma tecnologia de propósito geral que "está na estrutura, até de pensamento, e que impacta o meio ambiente (...) e a sociedade".
O orador mencionou que a IA aprende com o treino de dados, o que a distingue da programação simples, dizendo que a "inteligência artificial pode ser preconceituosa quando é treinada com informação não diversa", acrescentando o importante papel da educação mediática nesta matéria.
O jornalista e escritor explicou também que a IA pode ter duas vertentes distintas, por um lado, inteligência artificial estreita (fraca) que tem capacidade para executar tarefas, mas não realiza atividades fora da função para a qual foi desenvolvida, como por exemplo, o Google tradutor.
Por outro lado, a inteligência artificial geral (forte) tem "todas as capacidades humanas incluindo o seu intelecto emocional e criatividade", sendo que, segundo o orador, ainda não existem exemplos deste tipo de IA na vida real.
O convidado destacou também os principais impactos éticos da IA, nomeadamente, em matéria de desinformação, pensamento crítico, privacidade, representatividade, transparência, impacto no emprego e a nível ambiental.
A 'Operação 7 Dias com os Media' é uma operação nacional anual que pretende sensibilizar para o papel e lugar que os meios de comunicação ocupam no quotidiano dos indivíduos e das sociedades, sendo que todos os que desejarem desenvolver uma iniciativa sobre o universo dos media, poderão fazê-lo através da submissão de um formulário disponível naligação: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemzFXR0_2Fq0nRIeqLuVjgk6PMzAaVY3m_I7VxxL4u-zU9uw/viewform.
Leia Também: Emirados Árabes Unidos incluem IA no currículo desde o jardim de infância