Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Vírus ataca Android

Um novo método de hackers da Europa de Leste está afetar smartphones de norte-americanos que utilizam o sistema operativo Android. Só no último mês, 900 mil aparelhos terão sido afetados.

Vírus ataca Android
Notícias ao Minuto

20:03 - 22/08/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Smartphones

Hackers do leste europeu estão a atacar telemóveis com o sistema operativo Android. Conta o New York Times, citando números da empresa de ‘ciber-segurança’ Lookout, que só no último mês terão sido atacados 900 mil dispositivos norte-americanos. Em causa está um vírus que ameaça o utilizador, em nome do FBI, caso este não pague um resgate.

Este método já é conhecido e nos últimos anos tem atacado vários computadores. Em 2012 haveria já 16 gangs de hackers a faturar milhões de euros através deste método de extorsão.

Basicamente, no ecrã surge uma mensagem a acusar o utilizador de uma série de possíveis crimes, como posse de imagens de pornografia infantil ou zoofilia.

Caso o utilizador não pague o resgate – apresentado como uma multa – terá de prestar contas ao FBI. E, naturalmente, só pagando o resgate poderá voltar a utilizar o dispostivo. Como conselho, o New York Times refere que, embora também exista 'malware' no Google Play, é provável que os riscos de fazer o download de uma app indesejada seja maior fora do Google Play.

Ao New York Times, Jeremy Linden, da Lookout, alerta que este fenómeno “é, de longe” a maior ameaça deste género tendo como vítimas utilizadores norte-americanos.

Este ficheiro em forma de extorsão tem o nome de ‘ScarePackage’ mas não está sozinho. A mesma empresa de segurança já terá identificado outro ficheiro, o ‘ScareMeNot’, que já terá afetado cerca de 30 mil dispositivos nas últimas três semanas, também eles equipados com o sistema operativo Android.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório