Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

INEGI cria máquina para testar malhas que serão acopladas em satélite

Investigadores do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), no Porto, desenvolveram uma máquina que permite, em poucas horas, testar as malhas metálicas que vão acopladas num satélite, que será lançado em 2029.

INEGI cria máquina para testar malhas que serão acopladas em satélite
Notícias ao Minuto

09:20 - 01/04/24 por Lusa

Tech Espaço

Em declarações à agência Lusa, o investigador Ricardo Lopes, do INEGI, esclareceu que a "máquina inovadora e única na Europa" permite testar e caracterizar as malhas, estruturas que, acopladas em satélites, permitem obter diferentes dados de observação da terra.

Esta tecnologia permite testar "em poucas horas" as respetivas malhas - que se assemelham, quando abertas, a parabólicas - e "afinar o processo para a tipologia de dados que se procura", seja aumentar a resolução ou melhorar a qualidade de imagem recolhida.

"Antes tínhamos de esperar três meses para se testar uma malha, agora vamos conseguir testar em poucas horas", referiu o investigador que é responsável pelo projeto no INEGI.

Destacando que este "é um grande passo tecnológico", Ricardo Lopes adiantou que esta tecnologia vai ajudar a tornar "a Europa mais independente", acelerando o desenvolvimento aeroespacial europeu.

As malhas testadas e caracterizadas pela máquina desenvolvida no INEGI vão, posteriormente, ser incorporadas em satélites que deverão ser lançados em missão em 2029, ao abrigo do programa Copernicus.

"Estamos a trabalhar nas últimas otimizações", esclareceu o investigador, adiantando que, em breve, será iniciado o fabrico da máquina.

A tecnologia foi desenvolvida no âmbito do projeto 'BATMAN - Bi-Axial Mesh Tensioning Manipulator for RF Measurement of Mesh Samples' que, além do INEGI, envolve a empresa alemã Large Space Structures GmbH e o Instituto Português Pedro Nunes.

O projeto surge ao abrigo da missão Copernicus Imaging Microwave Radiometer (CIMR), da Agência Espacial Europeia (ESA), que enviará o primeiro satélite europeu, intitulado 'Large Deployable Refletor', a voar no espaço.

Leia Também: Nanossatélite português Aeros MH-1 já comunica com a Terra

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório