Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 15º

Portugal tem de acelerar esforços para cumprir metas da Década Digital

Portugal deve acelerar os esforços nos domínios das competências digitais e a digitalização dos serviços públicos, bem como no acesso à rede 5G, recomenda hoje a Comissão Europeia no âmbito das metas da Década Digital para 2030.

Portugal tem de acelerar esforços para cumprir metas da Década Digital
Notícias ao Minuto

14:12 - 27/09/23 por Lusa

Tech Comissão Europeia

As recomendações para Portugal -- e os restantes Estados-membros - estão incluídas no primeiro relatório sobre o estado da Década Digital, que Bruxelas hoje divulgou.

No que respeita à rede 5G, a cobertura em Portugal (70%) está abaixo da média da União Europeia (UE 81%), apelando o executivo comunitário à "continuação dos esforços em matéria de infraestruturas de conectividade, acelerando as que apoiam a cobertura 5G".

Também a digitalização dos serviços públicos deve ser acelerada, para que seja atingida a meta de 100%, com os serviços 'online' para cidadãos a registarem uma taxa de 78% e para as empresas de 82.

Bruxelas nota ainda que, apesar dos progressos feitos em matéria de competências digitais básicas, é necessário acelerar o ritmo e contribuir significativamente para o objetivo da Década Digital: 80% das pessoas entre 16 e 74 anos e atingir os 20 milhões de especialistas ICT até 2030.

Atualmente, 55% da população com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos possui, pelo menos, competências digitais básicas, ao passo que apenas 29% possui competências digitais acima do nível básico.

Em relação à digitalização das empresas, 70% das PME em Portugal tinham, pelo menos, o nível básico de intensidade digital, ligeiramente acima da média da UE (69%), em 2022.

No geral, Bruxelas espera "que Portugal dê um contributo positivo para os esforços coletivos para atingir os objetivos da Década Digital da UE.

Leia Também: Startup portuguesa de biotecnologia vence concurso de inovação em Macau

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório