Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 38º

Startup portuguesa de biotecnologia vence concurso de inovação em Macau

A startup portuguesa Cellularis Biomodels venceu hoje um concurso de inovação em Macau, no qual foram distinguidas outras seis empresas portuguesas e brasileiras, abrindo as portas a apoios e financiamento e ao mercado chinês.

Startup portuguesa de biotecnologia vence concurso de inovação em Macau
Notícias ao Minuto

10:19 - 27/09/23 por Lusa

Tech Inovação

Com um capital de 100 euros, dinheiro angariado de 800 mil euros e à procura de financiamento, oportunidades de negócio e futura expansão na área da Grande Baía, a Cellularis Biomodels, fundada em 2021, desenvolveu uma tecnologia que permite recriar com precisão a fisiopatologia humana através da bioengenharia de modelos tridimensionais de doenças.

Uma das patentes atuais da empresa é a bioimpressão de esferas ('beads'), formadas por um núcleo e uma concha que permitem recapitular o microambiente tumoral de diferentes tipos de neoplasias. A tecnologia pode garantir alta reprodutibilidade, bem como a fabricação de dezenas de modelos em apenas alguns minutos.

No "Concurso de Inovação e Empreendedorismo (Macau) para Empresas de Tecnologia do Brasil e Portugal em 2023" foram selecionados 15 projetos dos dois países de língua portuguesa.

Os vencedores receberam prémios monetários, com um valor máximo de 150 mil patacas (19,4 mil euros), e garantiram apoio para facilitar o acesso ao financiamento e ao mercado da China.

O concurso foi organizado pela Direção dos Serviços de Desenvolvimento Económico e Tecnológico do Governo de Macau, realizado pela Parafuturo de Macau e pelo Centro de Incubação de Jovens Empreendedores de Macau, tendo os projetos concorrentes sido analisados online por um painel de investidores profissionais, professores universitários, instituições financeiras e representantes de incubadoras.

Os organizadores sublinharam que "aos vencedores será concedida a qualificação para implementar os projetos na Área da Grande Baía", projeto de Pequim para criar uma metrópole global que junta Macau, Hong Kong e nove cidades da província chinesa de Guangdong, com cerca de 80 milhões de habitantes.

No mesmo dia, após o concurso, os finalistas reuniram-se com instituições de investimento, empresas, universidades e incubadoras na província de Jiangsu para explorar a viabilidade da cooperação entre indústria, academia e investigação e a execução de projetos.

Leia Também: Transformação digital representará 50% do investimento até final de 2025

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório