Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Robot da Boston Dynamics volta a impressionar com saltos e piruetas

Este é (muito) provavelmente o vídeo mais impressionante do robot Atlas.

Notícias ao Minuto

09:18 - 19/01/23 por Miguel Dias

Tech Robot

A Boston Dynamics já se tornou conhecida pelos vídeos onde exibe as novas capacidades dos seus robots, com cada um a impressionar mais do que o anterior. O mais recente vídeo da empresa de robótica não é diferente mas, desta vez, a destreza e a agilidade da máquina humanoide Atlas será certamente capaz de impressionar.

O vídeo demonstrativo mostra um trabalhador de construção que, no topo do andaime, se esquece das ferramentas no solo. Cabe então ao Atlas criar um caminho com uma tábua, agarrar o saco com ferramentas, fazer o percurso, atirar o saco para o destinatário, empurrar uma caixa e ainda dar uma (impressionante) pirueta final.

“O ‘parkour’ força-nos a perceber as limitações físicas do robot e a dança obriga-nos a pensar quão preciso o movimento do corpo inteiro pode ser”, afirma o engenheiro de software na equipa de comandos do Atlas, Robin Deits, em comunicado. “Agora, a manipulação está a forçar-nos a pegar nessa informação e interpretá-la em termos de como conseguir que as mãos façam algo específico. O que é importante no projeto Atlas é que não abandonamos nada das coisas que aprendemos”.

Naturalmente, a Boston Dynamics nota que o Atlas ainda não está pronto para andar autonomamente entre nós a realizar as suas tarefas e que esta demonstração levou algum tempo a preparar. “Isto é mais uma demonstração de algumas das novas capacidades de controlo do robot”, notou outro membro da equipa do Atlas, Scott Kuindersma.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório