Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Orion passou pelo 'lado negro da Lua' e está mais próxima da órbita lunar

A missão da NASA está a correr conforme esperado e, esta segunda-feira, a Orion sobrevoou os locais de aterragem das missões Apollo.

Orion passou pelo 'lado negro da Lua' e está mais próxima da órbita lunar
Notícias ao Minuto

22:13 - 21/11/22 por Notícias ao Minuto

Tech NASA

Cinco dias depois de levantar voo no Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida, a cápsula Orion está cada vez mais próxima da órbita lunar, onde deve entrar na sexta-feira antes de iniciar a viagem de regresso à Terra.

A aeronave, que faz parte da aguardada missão Artemis I, da agência espacial norte-americana NASA, passou pelo 'lado negro da lua' e a cerca de 128 quilómetros da superfície lunar.

A cápsula não é tripulada, mas levou consigo três manequins, com o objetivo de simular a próxima visita do ser humano ao satélite natural, marcada para 2025. Antes, está prevista uma nova missão em 2024, essa sim tripulada, com o objetivo de passar em torno da Lua.

Tudo correu como esperado: quando passou esta segunda-feira ao 'outro' lado da Lua, e após o previsível 'apagão' nas comunicações com um atraso de meia-hora relativamente à Terra, a nave voltou a tornar-se visível, a mais de 375 mil quilómetros da Terra.

A aeronave conseguiu, assim, apanhar o efeito de gravidade da órbita lunar e deverá rondar a Lua até sexta-feira, altura em que irá acionar novamente o motor que a colocará firmemente na órbita.

Na transmissão em direto oferecida pela NASA, através do Youtube, foi possível ver a aproximação à Lua, cada vez maior e mais clara. Depois de voltar a transmitir, a nave mostrou a Terra, bem longe, um pequeno ponto azul no vazio do espaço.

A Orion partiu a bordo do maior foguetão alguma vez construído. A missão Artemis I passou por vários contratempos, o que deixou as autoridades norte-americanas preocupadas com o seu investimento superior a 4 mil milhões de dólares.

Mas, para já, a missão tem sido um sucesso e prevê-se que quebre o recorde de distância percorrida por uma nave preparada para acolher astronautas. No próximo fim de semana, a Orion deve atingir a marca dos 400 mil quilómetros, ultrapassando o recorde deixado pela Apollo 13, em 1970. Na segunda-feira, estima-se que a Orion tenha percorrido 433 mil quilómetros.

A Orion vai passar uma semana na órbita lunar antes de voltar à Terra, estimando-se que caia no Oceano Pacífico no dia 11 de dezembro.

A cápsula não tem um módulo lunar para aterrar. A NASA tem acordada a colaboração com a SpaceX, que vai fornecer a Starship, que permitirá em 2025 a aterragem em solo lunar.

Durante o seu percurso, a Orion sobrevoou os locais de aterragem das missões Apollo 11, 12 e 14, as três primeiras missões que levaram a humanidade a pousar no solo de outro astro.

Leia Também: Rumo à Lua. À terceira foi de vez: NASA lança missão Artemis I com êxito

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório