Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Rumo à Lua. À terceira foi de vez: NASA lança missão Artemis I com êxito

Se tudo correr como previsto, a missão levará cerca de 25 dias.

Notícias ao Minuto

08:54 - 16/11/22 por Notícias ao Minuto

Tech NASA

Depois de várias tentativas falhadas, a NASA lançou com sucesso a missão Artemis I, esta quarta-feira, rumo a uma nova era da exploração espacial que pretende levar o homem à Lua, 50 anos depois do final da missão Apollo. É, também, o primeiro capítulo da exploração humana em Marte.

O relógio marcava 1h47 (6h47 em Lisboa) quando o foguetão Space Launch System (SLS) descolou, a partir do Centro Espacial Kennedy, no estado norte-americano da Flórida.

O objetivo desta primeira etapa passa por testar não só a segurança do SLS, como também da aeronave Orion e de todos os seus subsistemas, não tendo, por isso, tripulação a bordo, como relata a Associated Press.

Em vez disso, seguiram três manequins – um masculino e dois femininos – com sensores, de modo a avaliar os níveis de radiação e outras exposições a que os astronautas poderão estar sujeitos.

Mas o lançamento não ocorreu sem sustos. Uma válvula de reabastecimento de hidrogénio estava a verter, por volta das 3h30 (hora em Portugal), problema que foi resolvido ao fim de duas horas. Depois, foi necessário substituir um cabo de ligação à rede da Força Espacial dos Estados Unidos, antes da luz verde para descolar.

De notar que o lançamento do foguete mais poderoso da NASA foi também adiado devido à passagem do furacão Ian, em setembro, estando esta terceira tentativa em risco, pelos ventos do furacão Nicole.

Ainda assim, se tudo correr como previsto, a missão levará cerca de 25 dias, esperando-se que ‘mergulhe’ no Oceano Pacífico a 11 de dezembro, depois de ter percorrido 64,374 quilómetros.

A segunda missão poderá descolar já em 2024.

Poderá ver imagens do lançamento na galeria acima.

Leia Também: NASA divulga foto detalhada de galáxia "vizinha, antissocial e antiga"

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório