Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

NASA divulga foto detalhada de galáxia "vizinha, antissocial e antiga"

O feito é do Telescópio Espacial James Webb.

NASA divulga foto detalhada de galáxia "vizinha, antissocial e antiga"
Notícias ao Minuto

07:07 - 16/11/22 por Notícias ao Minuto

Tech NASA

O Telescópio Espacial James Webb captou imagens de uma galáxia "vizinha, antissocial e antiga", a (apenas) três anos-luz da Terra, com incrível detalhe. Trata-se da Wolf-Lundmark-Melotte (WLM), uma galáxia anã que apresenta características químicas semelhantes às galáxias que se formaram no início do universo.

A WLM “é pobre em elementos mais pesados que o hidrogénio e o hélio”, que terá perdido devido aos ventos galácticos, segundo adiantou Kristen McQuinn, professora assistente na Universidade Rutgers, em Piscataway, no estado norte-americano de Nova Jérsia, em comunicado da NASA.

“Embora a WLM tenha formado estrelas recentemente, e essas estrelas tenham sintetizado novos elementos, parte do material é expelido da galáxia quando as estrelas massivas explodem”, explicou a especialista, detalhando ser essa a razão que torna esta galáxia “super interessante” no que toca a investigação da formação e evolução das estrelas em sistemas semelhantes.

Nas imagens captadas pelo Telescópio Espacial James Webb, McQuinn adiantou ser possível ver “uma miríade de estrelas individuais de diferentes cores, tamanhos, temperaturas, idades e estágios de evolução, nuvens interessantes de gás nebular dentro da galáxia, estrelas em primeiro plano, e galáxias de fundo com características elegantes”.

“É, realmente, uma imagem deslumbrante”, complementou.

O mais impressionante é a comparação do detalhe do Telescópio James Webb com o Telescópio Espacial Spitzer e o Telescópio Espacial Hubble, numa imagem divulgada pela NASA, na rede social Twitter. Na verdade, a entidade realçou que a NIRCam "faz tudo brilhar", numa referência ao tema ‘Bejeweled’, da cantora Taylor Swift.

Ainda assim, o principal objetivo dos investigadores passa por reconstruir a história da formação das estrelas desta galáxia. Como revelou McQuinn, “estrelas de baixa massa podem viver durante mil milhões de anos, o que significa que algumas das estrelas que vemos na WLM hoje formaram-se no início do universo”.

Nessa linha, será possível “obter informações sobre o que aconteceu num passado muito distante”, depois de se apurar as propriedades dessas estrelas de baixa massa e as suas idades.

Leia Também: Telescópio James Webb revela nova imagem dos 'Pilares da Criação'

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório