Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

A Netflix recebeu um novo (e ambicioso) filme de animação

O filme 'O Monstro Marinho', a estrear-se na Netflix Portugal no próximo sábado, é a aposta de animação mais ambiciosa da gigante do 'streaming', disse o diretor de arte Matthias Lechner, numa exibição privada a que a Lusa teve acesso.

A Netflix recebeu um novo (e ambicioso) filme de animação
Notícias ao Minuto

09:39 - 05/07/22 por Lusa

Tech Netflix

O novo filme conta com técnicas imersivas e realistas concebidas por Chris Williams, realizador de 'Vaiana' e 'Big Hero 6 - Os Novos Heróis', que lhe deu o Óscar de melhor longa-metragem de animação.

"Chris queria que o filme fosse muito imersivo, que parecesse mais real que o normal", disse Matthias Lechner, que falava do filme em Los Angeles, no âmbito de uma exibição privada desta produção. "O que me atraiu foi a ideia de fazer algo desconhecido", disse o artista, conhecido pelo seu trabalho em filmes como 'Encanto' e 'Zootopia'.

'O Monstro Marinho' conta a história do caçador de monstros Jacob Holland, que é oficial de convés do capitão Crow num navio chamado Inevitável, e de Maisie Brumble, uma menina que foge de um orfanato e se esconde no navio. 

Juntos vão procurar caçar o gigantesco monstro marinho Red Bluster, que o capitão Crow persegue há décadas, numa guerra interminável entre humanos e criaturas do mar. 

Mas tudo é virado do avesso quando Maisie percebe que as noções pré-concebidas sobre os monstros marinhos podem estar erradas. 

"Há vários temas a acontecer no filme", afirmou o produtor Jed Schlanger, no mesmo evento. "Um deles é o vazio da vingança. Uma das coisas que retive é como o ciclo de vingança é uma busca vazia e quanto mais se faz, mais vazio se fica", referiu. "O outro é que uma família pode ser encontrada". 

Quando a equipa começou a trabalhar no filme, pensaram na animação como um meio, não como um género. "Não queríamos que isto se parecesse com outros filmes de animação, queríamos que parecesse um filme a sério, cheio de emoções", sublinhou Schlanger. 

'King Kong', 'Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida', 'Godzilla', 'Mad Max' e 'Master e Commander - O Lado Longínquo do Mundo' foram os filmes que mais influenciaram o argumento e as inovações visuais introduzidas. 

"Este era um mundo de 'pés no chão', credível, e por isso quisemos afastar-nos do estilo dos desenhos animados", referiu Joshua Beveridge, diretor de animação de personagens. "Parece que foi filmado na água", indicou. "Foi quase como filmar ao vivo". 

Algumas cenas parecem-se, por isso, mais com as dos filmes de ação com atores reais do que com as fantasias de animação a que a audiência está habituada, fazendo uso de ângulos inusitados e muitas sequências de ação.

Houve também "muita atenção dada ao navio", frisou Jed Schlanger, com grande minúcia nos detalhes e nas tarefas da tripulação, que é bem mais diversa que o habitual. 

"O design é incrível", disse o diretor de animação Zach Parrish. "As cordas não foram uma terrível tragédia para o departamento de animação, como costumam ser tradicionalmente", gracejou. "Deram-nos umas quatro mil cordas para fazer". 

O supervisor de efeitos visuais, R. Stirling Duguid, referiu que a equipa desenvolveu novas ferramentas técnicas para desenhar cerca de 800 cenas diferentes com água.

"Tudo tinha uma versão seca e uma versão molhada", disse. "O cabelo molhado foi o maior desafio". 

O oscarizado Chris Williams, que não compareceu no evento por ter testado positivo à covid-19, ainda estava na Disney quando começou a pensar neste projeto. 

"Queria fazer algo diferente", sublinhou Jed Schlanger. "Levou isto à Netflix e eles disseram que sim. Mudou a sua vida toda, depois de 25 anos a trabalhar na Disney".

O desenvolvimento começou antes da pandemia mas muito do trabalho foi feito à distância por causa da covid-19, algo que acabou por ter bons resultados. "O trabalho de animação funciona bem de forma remota", considerou Matthias Lechner. 

Com boas críticas antes da estreia global e exibição limitada em salas de cinema, 'O Monstro Marinho' é a produção de animação mais ambiciosa da Netflix, depois dos bons resultados de 'Os Mitchell Contra as Máquinas' em 2021 e 'Klaus' em 2019.

Leia Também: 'Stranger Things' ajudou a impulsionar 'Master of Puppets' dos Metallica

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório