Meteorologia

  • 08 AGOSTO 2022
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 28º

Elon Musk errado em relação ao teletrabalho? Economistas dizem que sim

Três economistas consideram que o teletrabalho não afetou a produtividade dos trabalhadores.

Elon Musk errado em relação ao teletrabalho? Economistas dizem que sim

O líder da Tesla, Elon Musk, expressou em junho a sua desconfiança em relação ao formato de teletrabalho, afirmando que se houver alguém na Tesla que queira realizar as respetivas funções a partir de casa “deve fingir que trabalha em outro lado”.

As afirmações de Musk serviram para o Business Insider falar com três economistas sobre esta questão do teletrabalho, com os três a considerarem que a obrigatoriedade do trabalho remoto durante a pandemia não afetou a produtividade dos trabalhadores - contrariando efetivamente Elon Musk.

“A maioria das provas mostram que a produtividade aumentou enquanto as pessoas ficaram em casa”, notou uma economista e historiadora financeira na London School of Economics, Natacha Postel-Vinay. “As pessoas passaram menos tempo em transportes, por isso conseguiram usar esse tempo para trabalhar, para passarem mais tempo com as suas famílias e para dormir, o que significa que ficaram mais felizes e se tornaram mais produtivas”.

Albrecht Ritschl, professor de história económica, expressou um sentimento semelhante e notou que “o tempo passado no escritório não é o mesmo que trabalhar muito”, apontando também que o teletrabalho reduziu o tempo gasto em “reuniões sem sentido”.

Uma conferencista do King's College de Londres, Almarina Gramozi, apontou ainda para o facto de, mesmo quando a produtividade caiu, a responsabilidade não era totalmente dos trabalhadores. O contexto de pandemia - assim como o facto de as creches e as escolas terem encerrado - fez com que os trabalhadores com filhos tivessem de dividir a sua atenção entre os papéis profissional e familiar.

Gramozi refere que a produtividade dos trabalhadores também está dependente das condições que a entidade empregadora lhes confere. “Os níveis de produtividade dependem substancialmente do apoio que os empregadores oferecem, da adoção de tecnologia e do tipo de trabalho que pode ser concretizado remotamente de uma forma fácil”, apontou Gramozi.

Leia Também: Tesla sem condições para receber trabalhadores no regresso ao escritório

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório