Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Europa quer reclamar lugar no Espaço e fará disso prioridade em 2022

A Comissão Europeia defendeu hoje que a União tem de reclamar "sem ingenuidades" o seu lugar no espaço, assumindo que é uma área estratégica para a defesa e que terá prioridade este ano.

Europa quer reclamar lugar no Espaço e fará disso prioridade em 2022
Notícias ao Minuto

11:42 - 25/01/22 por Lusa

Tech Espaço

"O espaço é um lugar estratégico onde as grandes potências competem e não podemos ser ingénuos. A Europa tem de defender os seus interesses e liberdade de operar no espaço", declarou o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, na abertura da 14.ª Conferência Europeia do Espaço.

O responsável com competências nas áreas da indústria militar e espacial salientou que uma das prioridades deste ano será "integrar plenamente a defesa e a estratégia no centro das políticas" do executivo comunitário para o espaço.

Um dos objetivos centrais será atualizar o sistema de observação por satélite Copérnico, os foguetões europeus ou o sistema de navegação por satélite europeu Galileu.

"O Galileu é o melhor do mundo mas os nossos concorrentes estão a mover-se depressa", afirmou o comissário europeu, indicando que a Comissão e a Agência Espacial Europeia estão a trabalhar para o equipar com uma nova geração de satélites que se juntarão aos existentes a partir de 2024.

Apontou ainda como prioridade a melhoria das infraestruturas de telecomunicações e informática relacionadas com o espaço, com uma proposta legislativa em preparação para reforçar as ligações à internet de alta velocidade "para todos os europeus" através do espaço, sem zonas mortas, para que os estados-membros continuem ligados "aconteça o que acontecer".

Por outro lado, é preciso gerir o "lixo espacial", que pode ameaçar a infraestrutura dos satélites em órbita, defendeu.

Leia Também: Primeira missão de turismo espacial da NASA foi adiada

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório