Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Prótese do olho realista criada com recurso a impressão 3D

O primeiro paciente diz não conseguir perceber que se trata de uma prótese.

Temos visto as mais diversas aplicações da tecnologia de impressão 3D mas a mais recente pode muito bem ser uma das mais úteis. Como conta o Engadget, a Fraunhofer Technology trabalhou com uma empresa de nome Ocupeye Ltd para criar uma prótese de um olho altamente realista

Esta prótese foi então implementada na cavidade ocular de Steve Verze, que substituiu permanentemente a versão anterior com que vivia. “[A nova prótese] faz-me sentir mais confiante. Se eu não consigo ver a diferença, sei que as outras pessoas não vão conseguir ver a diferença”, afirmou Verze.

O processo para criar esta prótese mais realista começa com uma análise de 2,4 segundos com ‘scanner’ especial capaz não só de medir com precisão a cavidade ocular, como também de fazer uma calibração de cor do olho saudável. Uma vez impresso o modelo, o paciente fica com uma prótese tão parecido quanto possível ao olho normal.

A estreia desta tecnologia será agora seguida por uma série de ensaios clínicos onde mais pacientes terão direito a usar este novo tipo de prótese.

Leia Também: Hospital Lusíadas Lisboa estreia-se na cirurgia robótica

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório