Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

'Caçar' a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cincos anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os mistérios da energia escura.

'Caçar' a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo
Notícias ao Minuto

19:23 - 17/05/21 por Lusa

Tech Telescópio

O Instrumento Espectroscópio de Energia Escura, que completou quatro meses de testes, vai iniciar o seu trabalho propriamente dito e está incorporado no telescópio Nicholas U. Mayall, que faz parte do Observatório Nacional Kitt Peak, gerido pelo centro astronómico norte-americano NOIRLab, que hoje divulgou um comunicado sobre o assunto.

Na fase de testes, o instrumento recolheu quatro milhões de espetros eletromagnéticos, que fornecem informação sobre a composição química dos corpos celestes, velocidades ou distâncias relativas.

Os cientistas esperam, com novas observações, poder construir uma mapa tridimensional do Universo, "com detalhes sem precedentes", e assim estudar a natureza e as propriedades da energia escura, que constitui a maior parte do Universo e faz com que se expanda de forma acelerada.

À medida que o Universo se expande, as galáxias afastam-se umas das outras e a luz é desviada para comprimentos de onda mais longos e vermelhos.

Quanto mais distante é a galáxia, maior é o seu desvio para o vermelho. Ao medirem os desvios para o vermelho de galáxias, os cientistas irão criar um mapa 3D do Universo.

Leia Também: Cientistas criam verniz que mata bactérias em poucos minutos

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório