Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Apple acusada de usar serviços para manter ecossistema fechado

A Epic Games apresentou em tribunal documentos que pretendem tornar clara a estratégia de negócio da Apple.

Apple acusada de usar serviços para manter ecossistema fechado
Notícias ao Minuto

09:45 - 09/04/21 por Miguel Patinha Dias

Tech Apple

A empresa responsável por ‘Fortnite’, a Epic Games, continua envolvida numa batalha legal com a Apple e apresentou novos documentos em tribunal que pretendem tornar clara a estratégia de negócio da Apple. Os documentos em questão incluem alegadamente depoimentos e e-mails de funcionários e executivos da Apple, conta o The Verge.

Em suma, a ‘Empresa da Maçã’ usa serviços como o FaceTime ou o iMessage para manter os utilizadores ‘trancados’ no seu ecossistema, desencorajando-os a migrar para o rival Android.

Um dos depoimentos pertence ao vice-presidente de Marketing da Apple, Phil Schiller, que terá mesmo escrito num e-mail que “lançar o iMessage no Android seria prejudicial”. Sobre este assunto, o vice-presidente sénior de Engenharia de Software Craig Federighi afirmou que “o iMessage no Android serviria simplesmente a remoção de um obstáculo para as famílias com iPhone darem aos filhos telemóveis Android”.

Ainda de acordo com os documentos providenciados pela Epic Games, a Apple terá desistido de lançar o iMessage no Android em 2013, dois anos depois lançar a app de mensagens como parte do iOS 15. O vice-presidente sénior de Software e Serviços de Internet, Eddie Cue, terá chegado a admitir que “a Apple poderia ter feito uma versão [do iMessage] para Android que funcionasse com iOS” e que permitiria “aos utilizadores de ambas as plataformas trocarem mensagens entre eles”.

A argumentação da Epic Games com estes documentos pretende classificar as práticas da Apple como anti-competitivas, algo que será certamente alvo da avaliação dos tribunais nos próximos meses.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório