Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Parlamento norueguês alvo de novo ataque informático

O Parlamento norueguês anunciou hoje, sete meses depois de um ciberataque atribuído a 'hackers' russos, ter sofrido novamente um ataque informático que levou a uma fuga de dados com uma extensão ainda desconhecida.

Parlamento norueguês alvo de novo ataque informático
Notícias ao Minuto

16:10 - 10/03/21 por Lusa

Tech Ataque informático

O ataque aconteceu devido a vulnerabilidades inerentes aos serviços de mensagens do Microsoft Exchange, indicou a instituição.

"Sabemos que os dados foram descarregados, mas ainda não temos uma imagem completa da situação. Neste momento ainda não é clara e não sabemos o alcance total dos danos", disse a diretora de administração do Parlamento, Marianne Andreassen.

O Parlamento, que apresentou uma queixa, referiu não saber quem está por trás desta nova operação e não detetou quaisquer elementos que a possam ligar ao ataque anterior.

No início de setembro, o Storting -- nome norueguês da instituição -- anunciou ter sido alvo de um "vasto" ataque cibernético que permitiu aos autores invadir os emails de certos deputados e funcionários.

De forma invulgar, o governo norueguês implicou explicitamente a Rússia como a origem da operação, com os serviços de inteligência a ver nela a marca do grupo de 'hackers' Fancy Bear (ou APT28) suspeito de estar ligado ao GRU, os serviços de inteligência militar russos.

Leia Também: Terceiro ciberataque a hospitais franceses num só mês

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório