Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

TikTok, videojogos e (muitas) videochamadas. As mais lidas de Tecnologia

A pandemia de Covid-19 também se manifestou no mundo de tecnologia. Além do aparecimento de apps até então relativamente desconhecidas e que foram usadas para aproximar familiares e amigos, o co-fundador da Microsoft também se tornou uma figura central no assunto. Aqui pode ficar a conhecer as notícias mais lidas do mundo da tecnologia em 2020.

TikTok, videojogos e (muitas) videochamadas. As mais lidas de Tecnologia

A poucas horas do final de 2020 não é difícil pensar que muitos estão a respirar de alívio. O início do processo de vacinação (já a decorrer) não significa que a pandemia de Covid-19 chegou ao fim, mas sim que começou o que esperamos ser um regresso a um estado tão próximo da normalidade como a conhecíamos. Sim porque, com tanta mudança operada em 2020 dificilmente as coisas voltarão ao que eram.

O distanciamento social imposto pela pandemia fez com que as apps de videochamada se tornassem ainda mais populares, com o até aqui relativamente desconhecido Zoom a figurar entre as mais utilizadas da categoria. A tendência também se verificou em empresas, que tiveram de operar remotamente e adotar novos processos e metodologias de trabalho. Empresas como o Twitter já admitiram que o trabalho remoto veio para ficar e é provável que sejam muitas mais a seguir em frente neste formato.

Nunca estivemos tão conetados como em 2020. As grandes quantidades de informações trocadas online também serviram para denunciar o elevado volume de desinformação e teorias de conspiração, novos problemas para serem resolvidos pelas principais plataformas digitais. Falando nisso, este também foi o ano em que o TikTok se assumiu como o novo ‘colosso’ das redes sociais, o que tornou a ByteDance um ‘alvo a abater’ pela administração Trump num caso que ainda continua a dar que falar.

Sobre gigantes e de casos que ainda serão motivo de conversa em 2021, o embate judicial entre a Apple e a produtora de ‘Fortnite’, a Epic Games, promete ter impacto em todo o ecossistema de lojas virtuais. De um lado temos a ‘Empresa da Maçã’, conhecida pelo controlo de software presente na sua App Store, e do outro temos a produtora responsável por um dos jogos online mais jogados da atualidade. Qual das duas sairá vencedora? Teremos de esperar pelas cenas dos próximos ‘episódios’.

Por fim, este também foi o ano em que assistimos à chegada de consolas de nova geração. A PlayStation 5 e a Xbox Series chegaram no final de 2020 e tornaram-se rapidamente os gadgets mais procurados, o resultado de um ano mais ‘caseiro’ em que os videojogos se tornaram mais populares do que nunca. Entre eles encontramos o mais recente título da série ‘Animal Crossing’ da Nintendo e que acabou por ser o passatempo de milhões de pessoas em todo o mundo.

Foi um ano repleto de histórias e, por isso mesmo, aproveitamos esta reta final para recordar abaixo as notícias de tecnologia mais lidas e interessantes de 2020.

Janeiro

NASA partilha fotografia de misterioso geoglifo no sul da Austrália

Deu que falar logo no início do ano o geoglifo conhecido como Homem de Marree, localizado no sul da Austrália. O geoglifo foi descoberto em 1998 mas uma fotografia captada pela NASA fez com que o mistério voltasse a ser popular entre os intenautas.

Huawei diz que não voltará a usar serviços da Google

O ano 2020 continuou a ser ‘palco’ do confronto entre os EUA e a Huawei, com a empresa chinesa a admitir mesmo não querer voltar a estar dependente de decisões governamentais. Em vez do Android, a Huawei apostará no seu próprio sistema operativo, o Harmony OS.

Fevereiro

Covid-19. Este mapa permite-lhe seguir ao vivo a evolução do vírus

Foi no início de 2020 que o mundo ocidental despertou para a ameaça do Covid-19, com mapas como o da Universidade John Hopkins a tornarem-se parte do quotidiano para seguir o avanço da pandemia. Números de novas infecções, mortes e recuperados passaram a ser atualizados em tempo real para refletir a gravidade da situação.

Amazon "mete medo", admite primeiro trabalhador da empresa

O crescimento das gigantes tecnológicas em 2020 tem sido um dos temas mais comentados do ano. Porém, o caso fica mais claro quando um dos primeiros trabalhadores da Amazon vem a público admitir sentir receio da dimensão da empresa que ajudou a crescer.

Notícias ao Minuto© Universidade John Hopkins

Março

Zoom já é mais popular do que o WhatsApp e a TikTok

Até então relativamente desconhecida, a Zoom teve um pico de popularidade com o início da fase de quarentena na primeira metade do ano. Conversas entre amigos e reuniões de trabalho com colegas sem limite de participantes tornaram-se o ‘novo normal’ e uma realidade a que ainda estamos sujeitos.

Incrível decréscimo de poluição na China registado por satélite da ESA

Já com algumas semanas de quarentena, várias regiões da China começaram a exibir uma diminuição acentuada nos níveis de poluição. As imagens captadas pela Agência Espacial Europeia não mentem e refletem uma tendência que começou a verificar-se nas maiores metrópoles do globo. O resultado de menos viagens de aviões e circulação de carros nas grandes cidades.

Abril

'Animal Crossing: New Horizons'. Escapismo no seu melhor

Com o período de quarentena ativado em vários países aumentou também o tempo disponível para outras atividades. Além de um aumento substancial no número de subscrições de serviço de streaming, os jogos tornaram-se ainda mais populares e um que deu particularmente que falar foi ‘Animal Crossing: New Horizons’. O jogo para a Nintendo Switch  tornou-se um dos mais populares de 2020 e, atendendo à premissa de viajar para uma ilha deserta, é fácil de compreender porquê.

Tesla revela como está a produzir ventiladores

O aumento do número de infetados e internados fez com que algumas empresas fossem chamadas a ajudar, com a Tesla a decidir produzir ventiladores a partir dos componentes dos seus carros elétricos. Outras empresas trataram de produzir outros equipamentos de proteção médica na esperança de combater a pandemia de Covid-19.

Notícias ao Minuto© Nintendo

Maio

Perto da Terra? Asteroide fez "a maior aproximação alguma vez registada"

Como se a pandemia não bastasse, foi também em 2020 que um asteroide fez a sua maior aproximação de sempre à Terra. O asteroide em questão foi o 2020 HS7 que, com oito metros de diâmetro, não representou um perigo real para a vida no nosso planeta. Ainda assim, o caso foi altamente comentado num ano já de si visto como catastrófico.

Há uma marca de telemóveis que está a começar a dominar a Europa

O crescimento da Xiaomi foi uma tendência assinalável no mercado mobile em 2020. No entanto, foi só no terceiro trimestre do ano que a Xiaomi conseguiu por fim alcançar o pódio, ultrapassando a Apple no terceiro lugar das marcas de smartphones mais vendidas em todo o mundo.

Junho

'GTA' parou em homenagem a George Floyd

A morte de George Floyd fez-se sentir um pouco por todo o mundo e nem os videojogos se conseguiram manter à margem do caso. ‘GTA V’ continua a ser um dos jogos online mais jogados da atualidade, com a Rockstar Games a ter decidido suspender o jogo para marcar o serviço fúnebre de mais uma vítima da violência policial nos EUA.

Covid-19. Bill Gates classifica teorias de conspiração como "estúpidas"

Há anos que Bill Gates avisava que a sociedade global não estava preparada para lidar com uma pandemia. Dado que a previsão acabou por se concretizar, várias teorias da conspiração atribuíram ao co-fundador da Microsoft e filantropo a culpa pela criação da Covid-19. Claro está, Bill Gates pronunciou-se várias vezes sobre o assunto ao longo do ano, admitindo que a desinformação pode vir a tornar-se um problema ainda maior no futuro.

Notícias ao Minuto© Stephanie Keith/Getty Images

Julho

China lançou com sucesso a sua primeira missão a Marte

O ano 2020 também foi o ano em que assistimos a uma China mais ambiciosa no que diz respeito à exploração espacial. A bordo do foguetão Long March 5 seguiu uma sonda e um rover que ajudarão a aprofundar o conhecimento sobre o ‘Planeta Vermelho’. Apesar de atualmente estarem seis outras naves espaciais a explorar Marte a partir da órbita do planeta, só dois rovers da NASA estão a percorrer a superfície.

Netflix. Confirmado regresso de Berlim a 'La Casal de Papel' 

Os membros da Netflix continuam fãs acérrimos de ‘La Casa de Papel’, série espanhola que até teve gravações a decorrer a Portugal no final do verão. Entretanto, a confirmação de que uma das personagens preferidas dos fãs estará de regresso foi suficiente para lançar o entusiasmo.

Agosto

"Libertem 'Fortnite'". Epic Games lança paródia de anúncio da Apple

A decisão da Epic Games de contornar as taxas cobradas pela Apple na App Store resultou na remoção de ‘Fortnite’ da loja virtual. Porém, esta foi uma movimentação que havia sido prevista pela produtora, que lançou um vídeo inspirado num dos anúncios mais icónicos da Apple para protestar. O caso continua em tribunal e poderá ter impacto no resto da indústria.

Chegou ao fim a primeira missão tripulada da SpaceX. Veja as fotografias

Em agosto de 2020 a SpaceX deu mais um passo nas suas ambições de um dia colonizar Marte, estreando com sucesso a cápsula tripulada Crew Dragon com os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken. Ambos regressaram à Terra sãos e salvos, sendo um sinal animador para o futuro da agência aeronáutica de Elon Musk.

Notícias ao Minuto© YouTube / Fortnite

Setembro

Justiça dos EUA impede Trump de proibir TikTok

Depois da Huawei e da ZTE, a administração Trump voltou-se para o TikTok na esperança de banir a app nos EUA. Acusando a app chinesa de ser uma ameaça à segurança nacional do país, o governo norte-americano viu as suas pretensões negadas por um juiz federal, que decidiu a favor do TikTok.

StayAway Covid. Associação D3 deixa alertas sobre a aplicação

A app de ‘contact tracing’ StayAway Covid foi um dos temas mais comentados deste verão. Considerada um método viável no combate à pandemia por uns e uma potencial violação de privacidade por outros, a StayAway Covid teve a sua eficácia contestada devido à ineficácia de apps semelhantes em outros países europeus.

Outubro

Tejadilho de Tesla 'voa' em autoestrada... horas após sair do stand

Uma situação insólita que teve até direito a vídeo. Uma pequena viagem da família Chien num Tesla Model Y parece não ter corrido como o esperado, com o tejadilho a voar em plena autoestrada e os ocupantes a ficarem, literalmente, sem teto.

iPhone 12 sem carregador? Samsung não perdeu oportunidade de brincar

A Apple anunciou que não incluiria um carregador na caixa dos novos iPhone 12, uma decisão que foi alvo de chacota por grande parte das suas rivais. Uma delas foi a Xiaomi que, entretanto, já anunciou que o Mi 11 também não terá carregador incluído. A outra foi a Samsung, empresa que apesar de ainda não ter confirmado que tomará a mesma decisão, já apagou a publicação em que lançava ‘farpas’ à Apple.

Notícias ao Minuto© Reuters

Novembro

PlayStation 5. Grupo comprou 3.500 consolas para revender

A chegada de uma nova geração de consolas é sempre um momento importante para os jogadores e não foi diferente com a PlayStation 5 e a Xbox Series. O que ninguém contava é que as consolas - em particular a PlayStation 5 - se tornassem tão difíceis de encontrar. Grande parte das lojas ainda tem problemas em ter unidades suficientes para responder à elevada procura, uma situação que se tornou ainda mais acentuada pela presença de grupos que, depois de comprarem grandes volumes de consolas, as vendem em plataformas digitais por um preço mais elevado.

NASA deixa mensagem à China depois de lançamento de missão à Lua

As maiores ambições da China no campo da exploração espacial levaram a NASA a lançar o apelo para que sejam partilhadas descobertas científicas obtidas em futuras missões. A NASA também aproveitou o momento para congratular a agência espacial chinesa pelo sucesso do lançamento de uma nova missão à Lua.

Dezembro

Bill Gates: "Os próximos quatro meses podem ser os piores da pandemia"

Foi com o início das campanhas de vacinação já em preparação que Bill Gates emitiu o alerta de que, apesar de já haver uma ‘luz ao fundo do túnel, a pandemia de Covid-19 ainda não chegou ao fim. Com o inverno prestes a começar, Gates notou que os próximos meses podem ser os mais graves desde o início da pandemia.

Polémica. 'Cyberpunk 2077' foi retirado da loja virtual da PlayStation

Conhecida pela trilogia ‘The Witcher’, acreditava-se que o novo projeto da CD Projekt RED não teria como falhar e que ‘Cyberpunk 2077’ seria o indiscutível jogo do ano. Afinal, ‘Cyberpunk 2077’ foi lançado em condições tais que foi considerado injogável na PlayStation 4 e Xbox One. As responsáveis por ambas as consolas concederam reembolsos aos jogadores, com a Sony a ter decidido até retirar o jogo da sua loja virtual. A CD Projekt RED continuará a trabalhar em atualizações de modo a melhorar a prestação de ‘Cyberpunk 2077’ ao longo de 2021 mas, por enquanto, a impressão inicial não é a melhor.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório