Meteorologia

  • 21 JANEIRO 2022
Tempo
13º
MIN 6º MÁX 14º

Edição

Covid-19. Máscara inteligente deteta assintomáticos

Engenheiro romeno responsável pela ‘obra’ foi distinguido pela invenção nos EUA.

Covid-19. Máscara inteligente deteta assintomáticos

O engenheiro romeno Burzo Ciprian criou uma máscara transparente e inteligente que deteta pessoas assintomáticas, ou seja, que estão infetadas com Covid-19 e não sabem.

De acordo com o jornal espanhol 20 Minutos, a máscara incorpora várias funções inteligentes: Faz uma análise do ar para detetar vírus como o SARS-CoV-2, mede a febre do utilizador da mesma e notifica possíveis contactos de risco.

A ‘obra’ do engenheiro já lhe rendeu um prémio nos EUA, atribuído pelo concurso Pandemic ResponseCoLab do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A máscara é feita de materiais plásticos criados por impressão 3D. Na parte da frente tem um dispositivo modular com um sensor bluetooth. Já na lateral há um filtro de ar para uma melhor ventilação e um sensor de temperatura, assim como um pequeno LED que mostra a temperatura corporal do utilizador.

Através do bluetooth, a máscara transmite à aplicação instalada no smarthphone - com o qual foi conectada - todos os dados sobre a qualidade do ar e temperatura.

Se detetar o coronavírus ou aumento de febre, a app avisa o utilizador que deve procurar um médico e avança com uma percentagem da probabilidade de estar infetado.

Além disso, a máscara deteta outras máscaras até 300 metros de distância. Se algum dos utilizadores representar perigo, os contactos de risco recebem um alerta no telemóvel tal como a aplicação 'Stay Away Covid'.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório