A rede social X afirmou estar "profundamente preocupada" por ter recebido uma ordem do governo indiano para bloquear mais de 2.000 contas, incluindo duas pertencentes à agência noticiosa Reuters.
"No dia 3 de julho de 2025, o governo indiano ordenou ao X que bloqueasse 2.355 contas na Índia, incluindo meios de comunicação internacionais como a Reuters e a Reuters World", afirmou a rede social num comunicado partilhado na sua plataforma na terça-feira e citado pela agência de notícias France Presse (AFP).
O ministério indiano com tutela nesta matéria "exigiu uma ação imediata - no prazo de uma hora - sem apresentar qualquer justificação e pediu que as contas permanecessem fechadas" até nova ordem, declarou a rede social.
Um porta-voz do ministério negou que tenha sido emitida qualquer ordem nesse sentido, afirmando também que não havia "qualquer intenção de bloquear um importante meio de comunicação social internacional".
"Quando a Reuters e a Reuters World foram bloqueadas na plataforma X na Índia, o governo escreveu imediatamente ao X para as desbloquear", referiu o porta-voz à agência de notícias.
Apesar das contas terem sido 'fechadas' no sábado, voltaram a estar ativas no domingo, tendo o X referido que o incumprimento das instruções do governo indiano "comportava um risco de responsabilidade penal" para a rede social.
"Na sequência de um clamor público, o governo pediu ao X para desbloquear as contas", garantiu a plataforma, denunciando a "censura" da imprensa na Índia.
Segundo os grupos de defesa dos diretos humanos, ouvidos pela AFP, a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa estão ameaçadas na Índia desde a independência do país.
Leia Também: Threads continua a crescer e está perto de ultrapassar X de Musk