A Apple anunciou que o seu atual COO, Jeff Williams, vai abandonar o cargo no final do ano e terá como sucessor Sabih Khan, o atual vice-presidente sénior de Operações.
Em comunicado, a Apple indica que esta alteração faz parte de uma “sucessão há muito planeada” que, quando for completada, fará com que a equipa de design da empresa passe a reportar diretamente ao CEO Tim Cook.
“O Jeff [Williams] e eu trabalhamos juntos desde que me lembro e a Apple não seria o que é sem ele”, afirmou Cook em comunicado. “Ajudou a criar uma das cadeias de abastecimento globais mais respeitadas do mundo; lançou o Apple Watch e supervisionou o seu desenvolvimento; arquitetou a estratégia da Apple para a saúde; e liderou a nossa equipa de designers de classe mundial com grande sabedoria”.
Cook aproveitou ainda o comunicado para estender os agradecimentos ao trabalho de Williams e às suas “inúmeras contribuições para a Apple ao longo dos anos”. “O verdadeiro legado do Jeff [Williams] pode ser visto na equipa incrível que criou e, embora sintamos muito a sua falta, deixa o trabalho do futuro em mãos incríveis”, notou o líder da Apple.
Já Jeff Williams indica que pretende “passar mais tempo com amigos e família” - entre os quais já se encontram cinco netos - e aproveitou a mensagem de despedida para expressar confiança no trabalho de Khan (que está na Apple há 30 anos).
“Tive o prazer de trabalhar de perto com o Sabih [Khan] durante 27 anos e penso que é o executivo de operações mais talentoso no planeta. Tenho uma confiança tremenda no futuro da Apple com a liderança dele neste cargo”, afirmou Jeff Williams.
Serve recordar que Jeff Williams chegou a ser considerado um possível sucessor de Tim Cook no cargo de CEO, com os mais familiarizados com o trabalho de Williams a considerarem que desempenha o mesmo papel para o atual CEO da Apple que Tim Cook desempenhava com Steve Jobs.
Leia Também: iPhones produzidos nos EUA? "É a novela mais antiga de Silicon Valley"