O facto de a Apple continuar a produzir os seus iPhones na China continua a ser motivo de atrito com a administração Trump, com o tema a ter sido levantado novamente pelo conselheiro sénior da Casa Branca para a área do comércio, Peter Navarro.
Como conta a CNBC, Navarro criticou publicamente o CEO da Apple, Tim Cook, e afirmou que a ‘saga’ da vinda das fábricas de iPhones para os EUA e “a novela mais antiga de Silicon Valley”.
“Desde o primeiro mandato de Trump que o Tim Cook tem pedido mais tempo para transferir as suas fábricas da China”, afirmou Navarro. “É a novela mais antiga de Silicon Valley. E o problema com Tim Cook é que ele nunca toma as medidas necessárias para isso. E com todas estas novas técnicas avançadas de produção e a forma como as coisas estão a avançar com a Inteligência Artificial e coisas desse tipo, é inconcebível para mim que o Tim Cook não consiga produzir os seus iPhones em qualquer outro lugar do mundo e neste país”.
Neste segundo mandato, o presidente dos EUA, Donald Trump, começou a pressionar a Apple para construir instalações para produzir iPhones no país em fevereiro, indicando na altura que Cook lhe tinha dito que era algo que faria. Esta possibilidade fez com que muitos receassem uma subida nos preços do iPhone e, com o anúncio das tarifas em abril, verificou-se uma autêntica ‘corrida’ às lojas de clientes que não queriam comprar telemóveis com preços inflacionados.
Este receio foi comentado pela Casa Branca e o diretor do National Economic Council, Kevin Hassett, chegou mesmo a afirmar que, caso os iPhones começassem a ser produzidos nos EUA, esta alteração não teria qualquer reflexo no preço final dos telemóveis. “A Apple vai suportar essas tarifas, não os consumidores”, afirmou Hassett em maio.
No mesmo mês, Trump falou publicamente sobre o assunto e reforçou já ter informado Tim Cook que queria que os iPhones começassem a ser produzidos nos EUA. Trump chegou mesmo a ameaçar a Apple com uma tarifa de 25%, mostrando assim o seu desagrado em relação à falta de inércia da ‘Empresa da Maçã’ para transferir a produção dos iPhones.
Leia Também: Apple em 'guerra' com Comissão Europeia e recorre de multa de 500 milhões