Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Tecnológica portuguesa tem aplicação que permite 'check-in' nas praias

A portuguesa Proside disponibiliza uma aplicação, destinada a controlar filas de espera e fluxos de pessoas, que pode ser adaptada ao controlo da lotação máxima das praias, durante a pandemia de covid-19, funcionando como um serviço de 'check-in'.

Tecnológica portuguesa tem aplicação que permite 'check-in' nas praias
Notícias ao Minuto

17:47 - 18/05/20 por Lusa

Tech Covid-19

A aplicação 'Proximo' tem ainda a possibilidade de ser programada para fazer "reservas" de serviços e espaços associados, nomeadamente, estacionamento, lugar na praia e no restaurante, notificando os seus utilizadores da evolução da lotação do espaço ou local em causa.

"A nossa ideia é fazer um 'check-in' na praia. Utilizando uma 'app mobile', o cidadão pode selecionar a praia a que quer ir e marcar o seu lugar. Se um determinado espaço tiver bem definida a sua lotação, podemos atribuir esses lugares às pessoas e determinar quando é que ele está cheio ou disponível", indicou o 'managing partner' da Proside, em declarações à Lusa.

Conforme explicou Paulo Alves, para isso, esta aplicação, que já é utilizada, por exemplo, em tribunais e serviços de saúde, precisa apenas de ter um ponto de controlo, no qual os utilizadores possam apresentar um 'QR Code', disponibilizar alguns dados e assim permitir o controlo da lotação do espaço.

Na prática, "é como ir a um concerto e apresentar um bilhete que tem que ser picado por alguém", explicou, ressalvando que, na saída, é igualmente importante registar-se essa avaliação para que os utilizadores em fila de espera, num determinado raio, possam ser notificados sobre os lugares que ficam vagos.

Este responsável notou ainda que o sistema, que já conta com 16 anos, pode fornecer todas as informações recolhidas às autoridades competentes e, ir mais longe, ao gerir estacionamentos, toldos, espreguiçadeiras e o acesso aos restaurantes.

Paulo Alves vincou ainda que os dados registados na base do serviço são "normalizados", ou seja, a empresa avalia números "que andam para trás ou para a frente".

Apesar de admitir que a tecnológica já recebeu alguns contactos informais sobre a aplicabilidade da 'Proximo' às praias, o 'managing partner' da Proside disse que ainda não foram contactados pelas entidades governamentais, sublinhando que estão a acompanhar o desenvolvimento da pandemia de covid-19 e as medidas de desconfinamento.

A 'Proximo' foi o primeiro produto da Proside e surgiu do desafio de "um hospital que queria uma solução de gestão de atendimento".

Portugal entrou no dia 3 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

O Governo aprovou na sexta-feira novas medidas que entram hoje em vigor, entre as quais a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, a reabertura das creches, aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios.

O regresso das cerimónias religiosas comunitárias está previsto para 30 de maio e a abertura das praias para 6 de junho.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório